Limpeza de pele em casa: aprenda a retirar impurezas da pele
Cuidar da pele é como cuidar do seu cartão de visitas. É o primeiro contato com o outro, a primeira aparência, a primeira imagem. Para que a pele possa respirar e renovar suas células ela precisa ser bem tratada, e um dos cuidados básicos é a Limpeza de Pele.
Além de ser o órgão do corpo com a função de proteger a limpeza o organismo dos agentes externos, ela fica muito exposta a sujeiras, principalmente a face, que é alvo de uma série de lesões como manchas e acnes.
Por isso, para mantê-la limpa e bem cuidada, é necessário tratá-la o ano inteiro, em todas as estações. Mas se você não tem esse costume, não se preocupe. Vamos ajudar. Que tal começar agora?
Antes de mais nada, é necessário identificar o seu tipo de pele, para que seja possível escolher produtos específicos para ela. Isso porque as máscaras de limpeza facial retiram as impurezas e previnem doenças dérmicas como a acne. Identificando o tipo de pele você identifica as opções de tratamento mais adequadas para elas.
Pele normal: pouquíssimas pessoas têm o privilégio de nascer com este tipo de pele. A pele normal tem oleosidade e hidratação equilibradas, é naturalmente macia e não apresenta problemas como acne. As pessoas com este tipo de pele apresentam linhas de expressão adequadas à idade. Por isso, demanda apenas cuidados simples de higiene, nutrição e hidratação.
Tratamento: A melhor opção de limpeza facial para quem possui pele normal é a máscara a base de iogurte Por possuir função emoliente e levemente adstringente essa máscara apenas mantém o equilíbrio, hidratando algumas partes ressecadas pelo vento ou removendo a oleosidade de alguns pontos do rosto.
Pele oleosa: Levemente engordurada, apresenta um brilho intenso em algumas áreas. Este tipo de pele é geralmente resultado de superatividade das glândulas sebáceas. Pessoas com este tipo de pele geralmente apresentam acne e o óleo também pode provocar algumas manchas na pele. Este tipo de pele pede cosméticos à base de gel, com baixo teor de oleosidade e, muitas vezes, precisa de agentes “secantes” para auxiliar na cicatrização da acne.
Tratamento: A argila é uma velha aliada nos cuidados com o rosto e traz muitos benefícios, pois ela contém muitos minerais que revitalizam as células epiteliais. Ideal para quem tem pele oleosa à mista, a máscara de argila retira as impurezas e controla da oleosidade. Quem possui pele seca deve evitar este tratamento.
Pele seca: Este tipo de pele apresenta textura áspera e tem tendência a flacidez. A pele não tem brilho e, sem um hidratante adequado, pode facilmente ganhar linhas de expressão. Dessa forma, a pele seca é predisposta ao desenvolvimento de rugas. Além da rotina de limpeza, quem tem pele seca não pode descuidar da hidratação. Um bom hidratante deve ser aplicado pelo menos 2 vezes ao dia.
Tratamento: O mel é um poderoso principio ativo que ajuda a nutrir peles ressecadas. Os açucares presentes na máscara de mel são ótimos alimentos para as células epiteliais, pois se assemelham aos fatores naturais de hidratação da pele. Esse tratamento não é recomendado para quem tem pele oleosa, porque aumenta a oleosidade.
Pele mista: Este é o tipo mais comum de pele. Apresenta simultaneamente áreas oleosas e secas. Geralmente o “T” do rosto – zona que compreende a testa, o nariz e o queixo – tendem a ser oleosas, enquanto as bochechas e o pescoço apresentam pele seca. O tratamento pode ser o mesmo que o da pele normal.
Passo a passo para uma limpeza caseira
1º passo: Higienização
Antes de mais nada, a pele deve ser preparada para receber o tratamento. O passo número um é limpar a pele com loções e demaquilantes para que as impurezas superficiais ou maquiagem possam ser removidas.
2º passo: Esfoliação
Feito a higienização da pele, é chegada a hora de remover as células mortas e afinar a parte mais superficial da pele. Para isso, sugerimos uma receitinha caseira que além de limpar e esfoliar, deixa a pele mais hidratada. Da uma olhadinha lá em baixo.
3º passo: Desincrustação e Vaporização
Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns. Em casa, uma dica é colocar água para ferver, despejar em uma bacia e, com uma toalha, elevar a face ante o vapor da água por alguns minutos. Fique um tempo, solte a toalha. Repita o procedimento algumas vezes. Isso faz com que os poros se abram, o que facilita a remoção de cravos e espinhas.
4º passo: Extração
Com uma pinça ou com a pontas dos dedos, pressione a região de cravos até sua extração. Não utilize a unha nem o lado fino da pinça para não danificar a pele.
5º passo: Máscara calmante
Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas. Existem produtos específicos pada tipo de pele, hidratando ou controlando a oleosidade.
6º passo: Mascara final
Agora é hora de suavizar as expressões vermelhas e hidratar a pele. Lembrando que devem ser utilizados hidratantes para cada tipo de pele. Feita à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel.
Receitinha básica
Coloque uma quantidade aproximada a uma xícara de fubá no pirex. Junte uma colher (sopa) de açúcar e use o leite apenas para amolecer e dar o ponto de hidratante.
Lave o rosto com água e seque bem com a toalha. Depois, vá aplicando em doses pequenas, com a ponta dos dedos. Massageie e flexione para esfoliar. Espere cerca de 5 minutos e repita a operação até terminar o conteúdo.
https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/
https://dashboard.tawk.to/#/dashboard
https://www.facebook.com/Hapvidavendasdeplanos/