Câncer de mama – aprenda a fazer o autoexame
A falta de informação e o medo ainda são os principais fatores que prejudicam na identificação precoce de uma doença grave. O câncer de mama, por exemplo, pode ser detectado ainda em fase inicial pelo autoexame, possibilitando a cura em até 90% dos casos.
É recomendado que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. Caso exista um caso da doença na família, aconselha-se que se comece a prevenção a partir dos 35 anos. Porém, não é preciso esperar uma ida ao médico para combater a Câncer de Mama. O autoexame é simples e pode ser feito por você mesma. Aprenda:
Autoexame
O processo é simples, mas fundamental:
1. Em frente ao espelho, levante os braços e observe o mamilo, a superfície e o contorno das mamas;
2. Em seguida, com o braço esquerdo levantado, apalpe a mama com as pontas dos dedos da mão direita, fazendo movimentos circulares suaves;
3. Depois, apalpe as axilas em busca de nódulos. Repita o procedimento na mama direita;
4. Finalize comprimindo delicadamente cada mamilo da base à ponta;
5. Repita os movimentos também deitada.
Além do autoexame, a realização da mamografia não deve ser ignorada, uma vez que é a forma mais eficaz de detectar a doença. O exame pode ser solicitado durante as consultas ao ginecologista e feito em clínicas que disponham de mamógrafos de qualidade.
Sintomas
Alguns nódulos demoram anos para se tornarem palpáveis, por isso, é importante estar atenta a qualquer alteração na mama, seja cor, textura da pele ou mamilo, irritação, secreção ou dor.
Cuidados
Ao perceber algum sinal de anormalidade, deve-se imediatamente procurar um médico, ele solicitará a mamografia e exames complementares que apresentem um diagnóstico exato do problema, quanto antes a doença for detectada, mais rápido inicia-se o tratamento.
https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/
https://www.facebook.com/Hapvidavendasdeplanos/