O QUE É A GRIPE
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.
A febre é o sintoma mais importante da doença e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da influenza. Na maioria dos casos se mantém por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe.
Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a infecção pelo vírus influenza ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.
CAUSAS
A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.
SINTOMAS DO RESFRIADO
O resfriado também é uma doença respiratória em geral confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes. Entre eles rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV). Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.
TRATAMENTO DE GRIPE
Ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e do resfriado. Por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas da gripe. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.
REDE MATERNO INFANTIL
Todos os pais sabem que a gripe é a doença que mais frequência afeta os seus filhos. Quando a infecção provoca febre, após o terceiro dia de apresentação recorrente desse sintoma recomenda-se o encaminhamento da criança até uma emergência pediátrica. O médico pediatra realizará uma avaliação adequada e apontará o tratamento mais recomendado para o diagnostico identificado. No Hapvida Saúde, os pais podem se tranquilizar, pois contarão com a maior rede de atendimento materno – infantil das regiões norte e nordeste, disposto de uma ampla rede de unidades próprias para atendimentos exclusivos dos usuários do plano de saúde.