ENDOMETRITE
Olá, tudo bem? Sou Jucilene Damasceno, Consultora Hapvida, e hoje vamos falar sobre Endometrite.
ENDOMETRITE, você sabe o que é?
Endometrite ou inflamação do endométrio é causada por uma infecção no útero, que resulta no aparecimento de bactérias na vagina, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.
É uma doença que pode causar alterações no sistema reprodutor e comprometer a fertilidade. A Endometrite pode se manifestar de forma aguda ou crônica. Torna-se crônica quando não tratada adequadamente.
Enquanto na fase aguda os sintomas podem ser diferentes havendo a necessidade de procurar um especialista.
A Endometrite afeta a saúde feminina e, quando não tratada pode evoluir para casos graves de infecção, atingindo os órgãos da região pélvica.
CAUSAS
Fonte:https://www.istockphoto.com/br/fotos/endometrite
- Resíduos placentários ou abortivos
- Doenças inflamatória da pelve
- Processos inflamatórios no útero ou em órgão reprodutores
- Alteração no muco cervical
- Infecções urinárias
SINTOMAS
Os sintomas da Endometrite podem variar de acordo como a doença se apresenta.
A Endometrite aguda manifesta sintomas intensos e a doença crônica pode ser apenas assintomática.
SINTOMAS MAIS COMUNS:
Sangramento uterino anormal
Cólicas intensas
Aumento no fluxo menstrual
Corrimento vaginal
Inchaço abdominal
Dor durante as relações sexuais
ENDOMETRITE E ENDOMETRIOSE SÃO A MESMA DOENÇA?
Não. Essas patologias são diferentes. A Endometrite é uma inflamação do endométrio. Já a endometriose não é causada por uma infecção. Nessa doença, o tecido do endométrio que descama durante a menstruação retorna e se instala em outros órgãos da pelve feminina, gerando um processo de inflamação crônico.
COMO DIAGNOSTICAR?
O diagnóstico de Endometrite não é simples e exige cooperação entre o clínico e o patologista. A avaliação ginecológica pode passar pela análise dos sintomas apresentados e coleta de células uterinas importantes para ajudar a determinar a existência de agentes infecciosos.
Geralmente, é realizado o uso de meios complementares de diagnóstico, como a histeroscopia, associados a análises laboratoriais específicas, como exames de sangue, urina e corrimento vaginal e avaliação anatomopatológica da biópsia do endométrio.
A biópsia endometrial é uma ferramenta que desempenha um papel significativo na avaliação do casal infértil porque podem elucidar as várias causas de infertilidade.
COMO TRATAR?
A Endometrite tem cura. O tratamento para remover a infecção pode envolver o uso de antibióticos, como Doxiciclina, Ciprofloxacina, Amoxicilina com Clavulanato, Azitromicina.
Esses remédios são usados para combater as bactérias que causam a inflamação do endométrio. Dependendo do tipo de infecção, o parceiro também deve ser tratado.
Posteriormente, culturas cervicais ou uma biópsia endometrial podem ser realizadas para garantir que a infecção desapareceu completamente após o término do tratamento com antibióticos. Caso contrário, um antibiótico diferente pode ser necessário.
VOCÊ JÁ TEM UM PLANO DE SAÚDE ?
Ter um plano de saúde nesse momento pode ser de muita ajuda pois os planos tem que cobrir todos os procedimentos que a lei exige para o consumidor.
Com um plano de saúde você terá acesso aos médicos especializados e também poderá realizar todos os exames necessários (de acordo com a carência de seu plano) e ter mais segurança e tranquilidade durante seu tratamento.
CONHEÇA AS OPÇÕES DE PLANOS DO HAPVIDA
Com certeza teremos um plano de acordo com seu perfil e suas necessidade: Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Estudantes, Servidor Público, Pessoas Formadas e Autônomas e muito mais… Fale Conosco!!
Já conhece os planos Hapvida? VEJA AQUI
PRINCIPAIS COBERTURAS DE UM PLANO REGULAMENTADO POR LEI
Urgências e Emergências; Acidentes Pessoais; Acidente de trabalho (Para plano empresarial); Consultas médicas e exames sem limites; Terapias; Internações Hospitalares Clínicas, Cirúrgicas ou obstétricas sem limites, inclusive em UT IS e CTIs; Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
PLANOS COM OBSTETRÍCIA INCLUSA
Até um tempo atrás os planos eram vendidos com obstetrícia ou sem obstetrícia. Mais ou menos desde 2014 todos os planos do Hapvida passaram a ser vendidos com Parto e quase todos com Odonto. Pode ser homem, mulher ou criança, não importa. Os valores hoje são definidos pela faixa etária que a pessoa se encontra.
O que a maioria dos clientes não sabe é que a especialidade de Obstetrícia engloba vários atendimentos específicos para a mulher. Pode ser o tratamento de um caroço, um mioma, um cisto, uma histerectomia (retirada do útero), um tratamento até mesmo de um câncer, etc.
Os planos antigos que eram vendidos sem parto (Obstetrícia) não contemplavam toda essa cobertura. Por isso os planos de saúde negavam a todo o momento esses tipos de procedimentos. Era muito constrangedora e prejudicial para as mulheres essa questão, principalmente quando se viam precisando desses procedimentos e descobriam que seu plano não daria direito.
Por isso a ANS (Agência Nacional de Saúde) passou a exigir de todos os planos regulamentados pela Lei 9.659/98 que dessem essas coberturas sem limites para suas clientes.
O Hapvida é um plano regulamentado pela lei 9.656/98 e foi o primeiro plano de saúde no Brasil a oferecer seus planos já com esse módulo incluso grátis.
PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS
Prevenção: Limpeza simples, aplicação de flúor, selantes, aplicação de verniz fluoretado, Remoção de tártaro.
Urgência: Remoção da dor, restauração de Dentes anteriores, cimentação de prótese.
Dentística: São as restaurações realizadas nos dentes, que podem ser de resina ou de amálgama;
Cirurgia: Extrações de dentes 3° molar: O famoso “dente do siso.”
Frenectomia Labial e Lingual.
Radiologia / Radiografia Periapical / Radiografia Bitewing / Radiografia Oclusal / Panorâmica
Odontopediatria: É a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças Quando deve acontecer a primeira visita da criança ao dentista?
A partir dos seis meses, quando começam a nascerem os primeiros dentinhos. Nesta visita, a mamãe recebe orientação sobre higiene bucal, aplicação de flúor, uso adequado da mamadeira, chupeta e também correção dos maus hábitos como chupar dedo.
Pulpotomia e Pulpectomia: Tratamento de canal de dente decíduo.
O Plano não tem cobertura para procedimentos estéticos.
CARÊNCIAS ODONTOLÓGICAS:
24 horas: Procedimentos de urgência.
180: Diagnóstico, Prevenção e restaurações, Rx- Panorâmico, Tratamento e retratamento de canal, cirurgias e periodontia prótese (Pino, Coroa e Bloco)
Atenção: Os procedimentos considerados como estéticos, NÃO são cobertos pelo plano. Exemplo: Prótese móvel, Clareamentos, Implantes, etc.
MUITO OBRIGADO !!
Esperamos que tenha gostado de nossa postagem e desde já agradecemos sua atenção.
Falar com o Consultor
Jucilene Damasceno – Executiva de Vendas – (85) 9 8797-2389
COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas