Perigos da pressão alta
Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da doença, que atinge 25% da população adulta brasileira.
A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Existem características de risco que não podem ser controladas, como a hereditariedade, idade avançada e gênero, mas existem hábitos que podem ser adotados e que diminuem os riscos da pressão alta.
Quando não é controlada, a hipertensão pode trazer graves complicações para a saúde e qualidade de vida de alguém. É possível não apenas evitar o surgimento da pressão alta, como também diminuir seus riscos no caso de quem já teve o diagnóstico da doença.
Descubra o que é hipertensão, como aferir a pressão alta, os perigos dessa enfermidade, algumas das principais causas e, principalmente, como evitar ou controlar seus efeitos, de forma a manter a sua saúde preservada.
O que é pressão alta?
A pressão alta ou hipertensão é uma doença que provoca problemas cardiovasculares ao atingir áreas como vasos sanguíneos, coração e cérebro. A hipertensão acontece quando o nível da pressão arterial está elevado e atinge 140 x 90 mmHg (milímetro de mercúrio), ou 14/9 no jargão popular. Perigos da pressão alta
A numeração pode variar de acordo com o ambiente em que a aferição da pressão acontece. Diretriz da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) indica os seguinte parâmetros: Perigos da pressão alta
Pressão alta: igual ou maior que 130 x 80, quando a aferição for em casa, ou 140 x 90, quando a aferição ocorrer em consultório;
Pré-hipertensão: varia entre 130 e 139 x 85 e 89;
Pressão normal: números iguais ou abaixo de 120 x 80. Perigos da pressão alta
Para converter a numeração em padrão decimal, basta colocar uma vírgula após os dois primeiros números. Por exemplo: se a pressão de alguém deu 119 x 80, significa que está em 11,9 por 8.
De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de pressão alta é maior em pessoas negras, entre diabéticos e em grupos de homens com até 50 anos e mulheres acima de 50 anos.
Já a SBC indica que a hipertensão é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Além disso, estima-se que 25% da população brasileira adulta seja hipertensa, o que equivale a quase 40 milhões de pessoas.
Dica: Diabetes e hipertensão: juntas, são mais perigosas.
Ainda está sem plano de Saúde? Clique aqui
Pressão sistólica
A pressão sistólica ocorre na contração do coração. Também chamada de pressão máxima, ela é apontada na aferição de pressão pelo primeiro número, geralmente de três dígitos. Esse movimento permite que o sangue seja impulsionado para os vasos sanguíneos. Perigos da pressão alta
Pressão diastólica
A pressão diastólica ocorre no relaxamento do coração, quando o músculo tem menos pressão interna e recebe o sangue que sai das veias que abastecem o coração. Ao medir a pressão arterial, a pressão diastólica é representada pelo número de dois dígitos.
Perigos da pressão alta
A SBC indica que a hipertensão é agravante de quadros de infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), aneurisma arterial e insuficiência renal. Por estar relacionada ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos, os principais perigos são o infarto e o acidente vascular cerebral.
Infarto agudo do miocárdio
O infarto é um ataque cardíaco caracterizado pelo bloqueio de fluxo sanguíneo no coração. Isso impede o músculo de funcionar, o que pode causar danos irreversíveis ou levar à morte.
A hipertensão pode lesionar tecidos do coração ou dos vasos sanguíneos e, por consequência, causar o infarto agudo do miocárdio. Perigos da pressão alta
Acidente vascular cerebral (AVC)
O AVC é causado pela interrupção ou redução do volume de sangue que vai para o cérebro, isso faz com que as células deixem de consumir nutrientes e oxigênio. Perigos da pressão alta
O acidente vascular cerebral também pode ser causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, que provoca uma hemorragia cerebral. Problemas nos vasos sanguíneos causados pela hipertensão aumentam as chances de AVC.
Dica: Consumo de sódio: moderação é a palavra-chave Perigos da pressão alta
Causas
Existem várias causas para a hipertensão arterial, sendo algumas delas naturais e outras relacionadas a hábitos e estilo de vida. Saiba mais sobre as principais causas de pressão alta. Perigos da pressão alta
Hereditariedade
De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de hipertensão são hereditários, ou seja, é uma condição genética. Por isso, quem possui pais ou familiares próximos que sejam hipertensos precisa tomar cuidado, pois pode existir pré-condições para desenvolver a doença. Perigos da pressão alta
Alimentação
Excesso de sal, consumo de bebida alcoólica de forma excessiva e consumo de alimentos que prejudicam o controle do colesterol, como ultraprocessados e frituras, são fatores que podem causar hipertensão.
Esperamos que tenha gostado de nosso post e ficamos felizes com sua visita. Caso ainda não seja nosso cliente fica aqui nosso convite para você conhecer nossas opções de planos e suas promoções.
Ariela Carvalho – Departamento de Vendas: (85) 9 9657-1182.
COTAÇÃO Chat WhatsAppREGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas