COMPULSÃO ALIMENTAR —
Olá, seja bem-vindo ao nosso blog.
Hoje vamos conversar sobre compulsão alimentar e quais malefícios ela trás para o indivíduo.
O que é compulsão alimentar?
Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita.
Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Durante o episódio de compulsão a pessoa sente perda de controle, ou seja, ela come sem prazer e vontade.
Sintomas da Compulsão alimentar
Alguns dos sintomas da compulsão alimentar são:
- Comer mais rápido do que o normal;
- Comer quando não está com fome;
- Continuar comendo mesmo quando já está saciado;
- Comer sozinho ou em segredo;
- Sentir-se triste ou culpado por comer demais;
- Sentir-se introvertida(o);
- Pode apresentar problemas afetivos e vício em jogos de azar e bingos.
Quais são os riscos associados à compulsão alimentar?
Pessoas com compulsão alimentar têm maior risco de desenvolver:
- Obesidade;
- Cálculo renal, quando a pessoa consome muito cálcio;
- Diminuição da capacidade respiratória; apnéia do sono;
- Doenças como a diabetes tipo 2, hipertensão e níveis de colesterol alto;
- Gastrite, hérnia de hiato;
- Infertilidade;
- Insuficiência cardíaca e problemas vasculares;
- Outros distúrbios alimentares como a bulimia ou anorexia;
- Transtornos psicológicos como depressão e/ou transtorno obsessivo compulsivo.
É relevante destacar que a compulsão alimentar causa obesidade, e os riscos destacados acima são problemas decorrentes desse aumento de peso.
Como prevenir?
É possível prevenir a compulsão alimentar por meio de algumas estratégias simples.
- Manter um horário fixo para realizar as refeições;
- Alimentar-se a cada três horas, evitando intervalos longos sem alimento;
- Mastigue mais vezes e mais lentamente;
- Manter uma dieta equilibrada aliada a condições saudáveis de sono e exercícios físicos.
- Ao realizar as refeições em um horário rotineiro, o indivíduo consegue comer a quantidade apropriada para aquela refeição. O hábito de se alimentar a cada 3h permite que a pessoa não chegue faminta à próxima refeição.
- Evita assim exagerar nas quantidades e também comer de forma acelerada. Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida. Entretanto, nosso cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio.
- Para manter a dieta equilibrada procure incluir nas refeições alimentos que aumentam a sensação de saciedade:
- Folhas verdes, como o alface, rúcula e agrião
- Abobrinha e berinjela; frutas como a laranja, o mamão e a banana.
Como deve ser o tratamento
Assim como os demais distúrbios alimentares, nos quadros de compulsão alimentar o tratamento deve ser multidisciplinar. O indivíduo deve receber acompanhamento por médico, psicológico e nutricionista. O médico deve orientar o paciente e ser o responsável por prescrever os medicamentos, caso o paciente necessite. É muito importante ressaltar que o tratamento não deve se resumir apenas ao uso de medicação. É importante que o paciente trabalhe sua mente, buscando ampliar a consciência que tem sobre si. Por isso é importante o tratamento psicológico. O psicólogo e o paciente devem trabalhar para compreender todos os gatilhos de ansiedade e estabelecer estratégias de controle.
Trabalhamos a mente e agora precisamos apresentar um plano alimentar, e devemos procurar um nutricionista. O nutricionista e o paciente irão estudar e elaborar uma comida rica com todos os nutrientes necessários para controlar a compulsão e atingir os objetivos. E recomenda-se também a prática de exercícios físicos e atividades relacionadas à atenção, como a meditação e yoga, além de manterem o corpo saudável, também ajudam na produção de endorfina e no controle da ansiedade.
A atividade física deve ser acompanhada por um profissional da área.
Só lembrando que no Hapvida temos ótimos profissionais, capacitados e prontos para lhe atender. Faça já seu plano e comece a utilizar nossos serviços.
PRINCIPAIS COBERTURAS
Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).
Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).
Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.
Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).
Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.
Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.
REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Como aderir um Plano de Saúde?
Para contratar um de nossos Planos é bem simples…
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br