Obesidade Infantil —
A obesidade infantil acontece quando uma criança está com peso maior que o recomendado para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, o índice de obesidade infantil no Brasil faz com que uma a cada três crianças esteja pesando mais que o recomendado. Obesidade Infantil
Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças.
Causas
Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.
O que pode levar à obesidade infantil?
- Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras; Obesidade Infantil
- Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;
- Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho; Obesidade Infantil
- Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.
Diagnóstico de Obesidade infantil
Para saber se uma criança está acima do peso recomendado ou com obesidade, é necessário fazer a conta do IMC (índice de massa corporal). Para adultos, normalmente as medidas são específicas: IMC entre 18,5 e 25 é normal, enquanto acima de 25 já representa sobrepeso e além de 30 já é obesidade.
Porém, para crianças, essas faixas não se aplicam, e podem inclusive causar a falsa ilusão de que a criança está saudável, quando na verdade ela pode já estar com obesidade infantil.
As faixas de IMC para as crianças mudam de acordo com a idade e o sexo, e para orientar os médicos existem tabelas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para fazer esse cálculo.
Tratamento para Obesidade infantil
O tratamento da obesidade é complexo e envolve várias especialidades da saúde. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida.
Há várias opções de tratamento para a obesidade infantil e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença. As crianças devem ser abordadas individualmente e conforme a idade, uma vez que cada uma pode apresentar diferentes fatores que aumentam seu risco para obesidade.
Para as crianças e adolescentes que estão acima do peso recomendado ou com obesidade leve, sem risco de desenvolver outras doenças, pode ser recomendada apenas a manutenção. Isso porque o crescimento da criança pode fazer com que ela entre numa faixa de IMC saudável, sem necessariamente precisar emagrecer.
Já para crianças com obesidade instalada e risco de desenvolver outras doenças, a perda de peso é recomendada. O emagrecimento deve ser lento e constante, e os métodos são os mesmos adotados para adultos ou seja, comer uma dieta saudável e praticar exercícios.
O sucesso depende em grande parte de seu compromisso de ajudar seu filho ou filha a fazer essas mudanças. Obesidade Infantil
O que deve ser feito para evitar a obesidade infantil?
- Agende anualmente visitas de acompanhamento para sua filha ou filho;
- Dê um bom exemplo. Certifique-se de comer alimentos saudáveis e fazer exercícios regularmente;
- Evite disputas de poder relacionadas com os alimentos. Não use doces ou outros pratos como recompensa ou punição para as atitudes da criança;
- Enfatize o positivo, destacando o lado positivo da boa alimentação e do exercício;
- Seja paciente. Muitas crianças com excesso de peso podem chegar a um peso saudável com o crescimento. Perceba, também, exagerar nas recomendações de dieta e atividade física pode sair pela culatra, fazendo a criança comer mais e aumentando o risco de um distúrbio alimentar.
Buscando ajuda médica
Se você tem alguma preocupação com o peso do seu filho ou filha, marque uma consulta médica. O pediatra irá considerar a história individual da criança, assim como seu crescimento e desenvolvimento.
Especialistas que podem diagnosticar e tratar obesidade infantil são:
- Pediatra
- Endocrinologista
- Nutrólogo
- Nutricionista
Fonte:https://www.minhavida.com.br/
Como podemos ver no post, é muito importante o cuidado com a alimentação das crianças, incentivar atividade física, e as consultas médicas, pois os filhos são os nossos bens mais preciosos.
Seu filho já possui plano de saúde? não? entre em contato comigo, ficarei feliz em atender.
Faça seu Plano de Saúde Hapvida
Para contratar um de nossos Planos é bem simples, basta entrar em contato comigo, Renata Barros, Consultora Hapvida por meio do telefone (85) 9 9806-2803 ou pelo e-mail: cotacoeshapvida@gmail.com