CISTO NO OVÁRIO —
Olá, seja bem-vindo ao nosso blog.
Nosso assunto de hoje será Cisto no Ovário, você sabe o que é? quais as causas? quais os sintomas? como é feito o tratamento?
Neste post eu vou te explicar tudo.
O cisto de ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor ovário. Geralmente causa dores fortes na região pélvica.
Em geral, o aparecimento de cistos nos ovários não provoca sintomas e não precisa de tratamento específico, pois normalmente desaparecem espontaneamente. No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando ele fica torcido no ovário, pode surgir sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, o contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais.
Cerca de 30% das mulheres que estão com atividade menstrual apresentam cistos de ovário.
Sintomas
O cisto de ovário não demonstra sintoma na maior parte dos casos . Porém, os sintomas mais comuns são:
- Dor abdominal ou pélvica constante;
- Sensação frequente de barriga inchada;
- Menstruação irregular;
- Dor constante nas costas ou flancos;
- Desconforto ou dor durante o contato íntimo;
- Dor durante o período ovulatório;
- Atraso na menstruação;
- Aumento na sensibilidade das mamas;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Dificuldade para engravidar;
- Aumento de peso, devido às alterações hormonais que também ocorrem;
- Náuseas e vômitos.
Diagnóstico
O diagnóstico de cisto no ovário é feito pelo ginecologista inicialmente a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher. Em seguida devem ser indicados exames que permitem confirmar a presença do cisto e indicar qual o tamanho e suas características.
Assim, pode ser realizado pelo médico a palpação pélvica e exames de imagem como ultrassonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Em alguns casos o médico pode solicitar também a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para excluir a possibilidade de gravidez ectópica, que apresenta os mesmos sintomas, e ainda ajuda a identificar o tipo de cisto que a mulher possui.
Tratamento
O tratamento depende muito da idade da paciente, dos sintomas do tamanho e do tipo do cisto. Muitas vezes, o cisto desaparece por conta própria, dispensando a terapia. Porém, isso pode demorar alguns meses.
Para garantir que o cisto se foi completamente, pode ser necessário realizar ultrassons e exames pélvicos periódicos. Caso esta não seja uma opção ou caso o cisto não vá embora sozinho, existem outros meios para tratar a doença, pode ser por meio de anticoncepcionais ou cirurgia.
1. Anticoncepcionais
Anticoncepcionais costumam ser uma opção para evitar que novos cistos se desenvolvam nos ovários.
2. Cirurgia
Cirurgia de retirada de cistos também pode ser uma alternativa, mas geralmente o médico só recorre a esse tipo de intervenção quando não há outra opção. No entanto, pode ser também a única solução caso o cisto seja grande demais, não seja funcional ou esteja crescendo.
Procure ajuda médica
Procure um especialista em caso de dores abdominais e pélvicas muito fortes, principalmente se elas vieram acompanhadas de febre e vômito. Não se automedique.
Os sintomas de cistos no ovário são muito similares aos de outras doenças, por isso consulte um médico para que ele possa fazer o diagnóstico e orientar qual o melhor tratamento para seu caso.
PRINCIPAIS COBERTURAS
Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).
Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).
Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.
Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).
Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.
Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.
REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Ainda não tem plano de saúde? Adquira já seu plano
A contratação é online e basta apresentar as documentações necessárias para seu cadastro com um de nossos corretores.
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br
Cisto no Ovário Cisto no Ovário Cisto no Ovário Cisto no Ovário Cisto no Ovário Cisto no Ovário