SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO
Olá, seja bem-vinda ao nosso Blog.
Você já ouviu falar na Síndrome do Ovário Policístico?
A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal muito comum que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves como obesidade e infertilidade.
FAÇA AQUI SEU PLANO DE SAÚDEO ovário policístico se caracteriza pela menstruação irregular, aumento da produção de hormônios masculinos e presença de microcistos nos ovários. Apesar de sua causa ainda não estar totalmente esclarecida, uma hipótese é que ela tenha uma origem genética e também pode haver uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo.
O principal sinal da SOP é a falta crônica de ovulação ou a deficiência. Entretanto, a paciente pode também apresentar:
- Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo);
- Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;
- Obesidade;
- Acne.
Nos casos mais graves, a síndrome do ovário policístico pode predispor o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.
Para o diagnóstico da SOP são necessários o exame clínico, o ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. E o tratamento vai depender dos sintomas que a mulher apresenta e se ela pretende engravidar ou não.
Anticoncepcionais orais: caso a mulher não deseja engravidar, ela pode se beneficiar desse tratamento. A pílula melhora os sintomas de aumento de pêlos, aparecimento de espinhas, irregularidade menstrual e cólicas. As mulheres que não podem tomar a pílula devem optar por tratamentos à base de progesterona.
Cirurgia: em função da eficiência do tratamento com anticoncepcionais orais, os métodos cirúrgicos para essa síndrome têm sido abandonados.
Hipoglicemiantes orais: quando a síndrome do ovário policístico está associada à resistência insulínica, um dos tratamentos disponíveis é por meio de medicamentos para diabetes.
Dieta e atividade física: o ginecologista deve orientar essas pacientes em relação à dieta e atividade física, simultaneamente, com as medidas terapêuticas.
Indução da ovulação: se a paciente pretende engravidar, o médico deve recomendar se necessário, tratamento de indução da ovulação, depois de afastar as outras possibilidades de causas de infertilidade.
Recomendação
- Consulte regularmente seu ginecologista. Não deixe de fazer os exames ginecológicos e outros que ele possa indicar;
- Não se descuide. Mulheres com ovário policístico correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa;
- Caso desejem, mulheres com ovários policísticos podem realizar procedimentos para remoção de pelos, como eletrólise, laser entre outros;
- Controle seu peso, principalmente com dietas de baixo teor de carboidratos. A obesidade agrava os sintomas da síndrome do ovário policístico, além de por si só causar uma série de complicações;
- Atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, é essencial, tanto para manutenção do peso ideal como para prevenir problemas cardiovasculares.
Precisando de Atendimento Médico?
Para contratar um de nossos Planos é bem simples, basta entrar em contato comigo, Giovani Barros, Consultor Hapvida por meio do telefone (85) 9 8705-6822 ou pelo e-mail: contato@planohapvidal.com.br
COTAÇÃO SEM COMPROMISSO
Assuntos Semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. Caso você ou alguém de sua família ou amigos desejem adquirir um de nossos planos é só clicar nos Botões Abaixo:
COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelasREGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Abraço!
Síndrome do Ovário Policístico Síndrome do Ovário Policístico Síndrome do Ovário Policístico Síndrome do Ovário Policístico Síndrome do Ovário Policístico Síndrome do Ovário Policístico