AVALIAÇÃO DA ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR)
Na avaliação da ANS, o Hapvida atingiu o índice 1 (mais alto) no desempenho da qualidade em atenção a saúde, na avaliação do IDSS da ANS. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar é feita de forma retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação. Os resultados são relativos a avaliação do ano-base 2015.
Entre as operadoras do grupo de Medicina de Grupo, Operadora de planos ambulatoriais, hospitalares e odontológicos, 4 – Mais que 100.000. O Hapvida foi avaliada entre as melhores operadoras de planos de saúde participantes da avaliação.
Os índices da avaliação são calculados a partir de indicadores definidos pela própria Agência. O IDSS varia de zero a um (0 a 1) e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação.
IDQS – QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
INDICADORES AVALIADOS
Número de consultas médicas ambulatoriais selecionadas por beneficiário com 60 anos ou mais
Número médio de consultas ambulatoriais nas especialidades Clínica Médica e Geriatria por beneficiário na faixa etária de 60 anos ou mais, fora do período de carência.
Participação em Projetos de Indução da Qualidade na ANS
IDQS para as operadoras que assinaram Termo de Compromisso/Termo de Acompanhamento em um dos Projetos: (1) Parto Adequado; (2) Idoso Bem Cuidado; (3) OncoRede.
Programa de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças
Pontuação bônus atribuída ao resultado do IDAS, para as operadoras com programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aprovados junto à ANS.
Proporção de parto cesáreo
Percentual de partos cesáreos realizados nas beneficiárias da operadora, no período considerado.
Proporção de Procedimentos Preventivos em Saúde Bucal
Percentual do número de procedimentos preventivos em saúde bucal em relação ao número total de procedimentos odontológicos realizados .
Taxa de citopatologia cérvico-vaginal oncótica
Número médio de procedimentos diagnósticos em citopatologia cérvico-vaginal oncótica para cada 100 beneficiárias da operadora na faixa etária de 25 a 59 anos fora do período de carência
Taxa de mamografia
Número médio de mamografias por 100 beneficiárias da operadora na faixa etária de 50 a 69 anos fora do período de carência para o procedimento.