Quando os dentes do bebê começam a nascer?
O aparecimento dos dentes não é um daqueles marcos que acontecem de uma só vez. A mudança do sorriso desdentado para uma boca cheia de dentinhos é um rito de passagem que pode se estender pelos três primeiros anos de vida do seu filho.
A história começa dentro do útero. Durante a gravidez, o bebê adquiriu os chamados botões dentários, as fundações dos dentes de leite (ou dentes decíduos, no termo técnico).
Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses, na maioria dos casos.
O mais comum é o primeiro dentinho — um sinal inegável de que seu bebê está crescendo — aparecer por volta dos 6 meses.
Este também é o momento em que a dieta geralmente passa a incluir alimentos sólidos.
Quando tiver 3 anos, a criança terá muitos dentes, e já poderá escová-los sozinho de vez em quando (com um pouco de ajuda). Este é um passo importante no caminho da independência.
Quando os dentes do bebê começam a nascer?
DENTES: Talvez você não saiba, mas um em cada 2.000 bebês já nasce com um dente — ou até dois! Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade.
Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com 3 meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano.
Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes de leite.
Como é o nascimento dos dentes do bebê
Para muitos bebês (e seus pais), a chegada do primeiro dentinho não é lá muito divertida. Pode ser um processo longo e exaustivo.
Os primeiros sintomas — entre eles muita babação e alguma dose de dor — começam um mês ou dois antes do grande evento. Isso pode representar noites e noites em claro consolando a criança. Para aliviar o sofrimento, seu bebê pode começar a morder, mas não por hostilidade.
Para melhorar o incômodo, você pode dar a ele alguma coisa para morder, como mordedores ou coisas geladas, ou massagear a gengiva dele com seu dedo.
As gengivas também podem ficar inchadas quando os dentes vão romper, e as bochechas do seu filho parecerão um pouco maiores.
Embora os especialistas afirmem categoricamente que o nascimento dos dentes não causa febre nem diarreia, a maioria dos pais diz observar esse tipo de sintoma.
Como nessa fase também são comuns resfriados, gripes ou desarranjos intestinais, é melhor ficar de olho nos sintomas e levar a criança ao médico se ela não melhorar.
Para os mais sortudos (que não são tão poucos assim, felizmente), o nascimento dos dentes pode ser uma experiência quase indolor. as não deixa de ser uma transformação radical: numa semana seu neném tem um sorrisão desdentado e,na seguinte,o branquinho já desponta na gengiva.
Comemore o primeiro dentinho tirando muitas fotos, e anote a data do aparecimento como recordação.
A partir daí, os dentes vão surgindo um atrás do outro: em geral primeiro os dois incisivos centrais de baixo, depois os dois de cima, em seguida os que ficam ao lado, e dali para o fundo.
O desenvolvimento dos dentes é hereditário. Por isso, se você teve dentes cedo, é provável que a mesma coisa aconteça com seu filho.
O que vem depois do nascimento dos primeiros dentinhos
Os dentes de leite só vão cair quando os permanentes estiverem prontos para irromper, por volta dos 6 anos de idade.
O que você pode fazer antes do nascimento dos dentes
Não há nada que se possa fazer para apressar o surgimento dos dentes, mas dá para aliviar o incômodo do bebê.
Primeiro, dê à criança alguma coisa para morder, como um mordedor. Se estiver gelado, o alívio será maior. Mas não dê nada direto do freezer para o bebê, porque a temperatura fria demais pode machucar as gengivas.
Alimentos frios também podem ser benéficos, como frutas e iogurte direto da geladeira, se ele já estiver comendo esses outros alimentos
Se a dor for evidente, você pode dar ao seu filho a dose indicada de um analgésico infantil como o paracetamol, sempre seguindo as orientações prévias do pediatra.
Caso seu filho esteja com febre, ou não consiga se acalmar, é melhor levá-lo ao médico — ele pode estar com alguma outra coisa, como por exemplo uma otite.
Quando os dentes aparecem, é preciso mantê-los limpos. Durante o primeiro ano de vida do seu filho, você não vai escovar de verdade os dentes dele. É bom tentar passar uma fraldinha limpa ou uma gaze pelo menos uma vez por dia.
Uma sugestão é incluir o hábito na rotina de antes de dormir. Existem também dispositivos para encaixar no dedo, exclusivamente para essa operação.
Por falar em dormir, muitas vezes as crianças se acostumam a adormecer mamando. Tente evitar esse costume, porque os açúcares do leite (mesmo no leite materno ou no leite em pó sem adição de açúcar) podem fermentar, corroendo o esmalte dos dentes.
Se conseguir, adiante a última mamada da noite um pouco, a fim de desvincular o leite do ritual de dormir.
A água do sistema público de abastecimento, ou seja, a água tratada que sai da torneira, já contém flúor. O bebê ingere esse flúor nos alimentos, quando começa a introdução alimentar.