PÓS PARTO: VEJA COMO SE CUIDAR
perguntas e respostas sobre o pós-parto
1. Fiz uma cesárea. Se engravidar novamente, o bebê poderá nascer por parto normal?
Sim, pois a chance de você ter um parto normal após a cesariana gira em torno de 50%. Mas, diante de mais partos por cesárea, as chances caem bastante e há ainda um risco considerável de rotura uterina durante o parto.
2. É normal os pés continuarem inchados após o parto?
Absolutamente normal. Isso acontece por causa do aumento da retenção de líquidos e da ingestão de medicações antidiuréticas, usadas para a contração do útero. Mas fique tranquila, já que seu pé deve desinchar em até uma semana.
3. Quanto tempo o leite demora para descer?
A apojadura, como é chamada a “subida do leite”, acontece entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. O líquido que sai antes se chama colostro, que é rico em anticorpos e por isso também é muito importante para o recém-nascido. –
4. É normal ter febre quando o leite desce?
Sim, as reações metabólicas podem causar febre baixa nas primeiras horas do pós-parto, mas ela logo regride. O importante é que não passe dos 38°C. Nesse caso, é preciso investigar eventuais infecções. Agora, o que acontece normalmente, mais precisamente um dia antes do afluxo de leite, é o aumento natural da temperatura ao redor das mamas. Portanto, fique atenta para não confundir um caso com o outro.
5. O que faço para evitar que o leite empedre?
Basta amamentar corretamente. Ou seja, dar o peito sempre que o bebê tiver fome e fazer o rodízio de mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem flácidas. Verifique também se o bebê está pegando o peito direito e conseguindo mamar. Se a criança não quiser mamar ou o volume de leite produzido for demasiado, é conveniente retirar cuidadosamente o excesso. Existem acessórios próprios para isso. Você pode tanto guardar o leite para oferecê-lo mais tarde como doá-lo para bancos de leite.
6. Estou sentindo muita dor quando amamento. Será que estou fazendo algo errado?
Depende. Se a dor acometer o bico do seio, provavelmente sim. É que essa dor só acontece quando o bebê não está pegando direito o peito. Nesse caso, é importante pedir orientações ao seu obstetra ou ao pediatra da criança. Agora, se você estiver sentindo cólicas, parecidas com as menstruais, não há muito o que fazer a não ser suportar. A chamada “dor de tortos” é um reflexo de contração uterina pelo estímulo mamário. Mas não se preocupe, pois ela é normal e tende a regredir.
7. Sinto muita sede quando amamento. Isso é normal?
Sem dúvidas. A sede é um reflexo muito comum durante a fase de amamentação. Como a produção de leite depende de uma boa hidratação, o próprio corpo da mãe se encarrega de estimular substâncias que secam sua boca e a lembram de beber bastante água, suco ou mesmo leite.
8. A maternidade é um sonho, mas estou me sentindo triste. Por que isso acontece?
Sete em cada dez mães experimentam essa tristeza depois do parto. Também conhecida por baby blues, ela decorre de modificações neuro-hormonais. Do ponto de vista psicológico, essa emoção está associada a medo e ansiedade, que podem afetar o humor da mulher. Pense que a maternidade representa a passagem da condição de filha para a de mãe e isso mexe com qualquer mulher. A situação tende a se agravar em caso de gestação atribulada, parto difícil e insegurança em relação aos cuidados com o bebê. Aqui vale a pena conversar com pessoas que já passaram por isso ou mesmo médicos e psicólogos. Porém existe uma situação mais grave, que é a depressão pós-parto. Ela leva a choros compulsivos, tristeza intensa, prostração e muita insegurança. Nesse caso, o mais recomendável é buscar ajuda profissional especializada. Medicamentos podem ser necessários.
https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/
https://dashboard.tawk.to/#/dashboard
https://www.facebook.com/Hapvidavendasdeplanos/