Menopausa —
Olá, seja bem-vindo ao nosso Blog.
Hoje vamos conversar um pouco sobre a Menopausa. Mas antes já vou logo lhe informando que sou vendedora Hapvida e caso tenha interesse em estar aderindo a um de nossos planos entre em contato comigo no botão abaixo.
A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.
O período que se segue após a cessação da menstruação é chamado de climatério. Segundo o médico cancerologista Drauzio Varella, pelo menos 18 milhões de brasileiras estão atualmente no climatério.
A palavra climatério significa “fase crítica” e dá nome a um período realmente conturbado da vida feminina, que começa por volta dos 40 anos e se estende até a pós-menopausa. Sua principal característica são as transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários.
Os sintomas que marcam a entrada no climatério são semelhantes aos de uma TPM, só que acentuada e prolongada. Na TPM, a sensação de inchaço no corpo e mamas, as dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão) podem manifestar-se ao longo de até quinze dias antes da menstruação.
Do meio para o fim do climatério são comuns, ainda, a irregularidade nos ciclos e a variação do fluxo menstrual.
Segundo os ginecologistas, nesta fase da vida, a mulher pode apresentar diversos sintomas, isolados ou em conjunto. Os mais comuns são fogachos (ondas de calor), insônia, palpitações, diminuição da libido e da capacidade de concentração, secura vaginal que causa dor ou desconforto nas relações sexuais e mal-estar geral. E atenção: até 80% das mulheres vão sofrer com os fogachos.
A maior consequência da menopausa é a perda da capacidade de produzir um hormônio feminino muito importante: o estrogênio. “Esse fato é responsável pelos sintomas desagradáveis deste período e, a longo prazo, pode também comprometer a saúde cardiovascular, aumentando os riscos”. menopausa
Alertas
Algumas mulheres chegam à menopausa precocemente, antes dos 40 anos. E isso acontece por inúmeras causas, sendo as mais comuns a herança genética, a exposição ambiental a agressores (por exemplo, radiação quimioterapia), entre outras. “Há necessidade de acompanhamento ginecológico e, na maioria das vezes, quando não há contraindicação absoluta, indica-se a reposição hormonal”.
Mas e se a mulher passou dos 55 e ainda não chegou à menopausa? O que fazer? Esses casos são mais comuns em famílias nas quais há casos parecidos de menopausa tardia. “Essas mulheres podem ter risco aumentado para algumas doenças estrogênio-dependentes, como lesões mamárias, ovarianas e uterinas”..
Durante a menopausa aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias (aumento de lípides sanguíneos), além da ocorrência de osteoporose e de alguns tipos de câncer, tais como câncer de mamas, ovários e endométrio. menopausa
Em relação a gravidez, as mulheres devem estar informadas de que após a instalação definitiva do climatério, ou seja, 12 meses após a menopausa, não há mais chances de gestação natural com óvulos da própria mulher. No entanto, caso receba óvulos doados, ela poderá gestar. Para isso, é importante estar com boa saúde.
Convivendo com o Climatério
Mas não é fácil lidar com essas mudanças, por isso é fundamental contar com o apoio dos familiares. Eles devem entender que este é um período de transição e de profundas oscilações hormonais, logo, requer cuidados especiais e paciência. menopausa
Para tirar de letra essa fase, aconselha-se manter um estilo de vida saudável, que poderá ser obtido mais facilmente por meio de assistência multiprofissional: médica, nutricional e psicológica.
É importante que as mulheres sempre busquem informações sobre as mudanças que ocorrem em seu corpo. Não há nada mais importante do que entender o que está acontecendo consigo mesma, principalmente em momentos de mudanças profundas, como ocorre neste período. menopausa
Isso auxilia na melhor aceitação dos processos, na adesão aos tratamentos propostos e, a longo prazo, na manutenção da qualidade de vida.
Espero que tenha gostado do conteúdo acima e aguardamos sua visita em outros assuntos em nosso Blog.
Caso ainda não tenha um plano de saúde nossa equipe de Consultores pode levar até você todas as opções do momento. menopausa
PRINCIPAIS COBERTURAS
Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).
Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).
Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia. menopausa
Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).
Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.
Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.
REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Como aderir um Plano de Saúde?
Para contratar um de nossos Planos é bem simples…
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9806-2803 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br