Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Ariela Carvalho » Mastigação correta: importância para as crianças vai além da alimentação

Mastigação correta: importância para as crianças vai além da alimentação

Mastigação correta: importância para as crianças vai além da alimentação

Hoje em dia, muitas crianças mastigam rápido demais e até com a boca aberta, então surgem as dúvidas: Quais os prejuízos de uma mastigação muito rápida? Como posso ajudar meu filho a comer melhor? Quais os prejuízos para criança quando come rápido?

O treino começa muito cedo, quando o bebê começa a levar suas mãos e objetos à boca; os mordedores com diferentes formatos e texturas, serão importantes estímulos na cavidade oral, preparando-a para perceber os diferentes alimentos.

Esse processo de aprendizado da mastigação terá adaptação às condições anatômicas, pelas quais a criança passará, por exemplo com o surgimento dos dentes, que ajudarão nas diferentes texturas dos alimentos e nos movimentos que a criança realizar.

Quando mastigamos, além da importante função de quebrar os alimentos em pedaços menores, para facilitar a digestão dos nutrientes, também fortalecemos os músculos da face e oral (orofaciais). Esses músculos participam na sucção, mastigação, deglutição (ato de engolir), respiração e fala. Assim, quando uma criança não mastiga direito, ela poderá prejudicar o processo de digestão dos alimentos e poderá apresentar alterações na musculatura envolvida.

E quando começar a introdução alimentar?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), orienta a amamentação exclusiva até 6 meses de idade, após esse tempo, a alimentação complementar deverá ser introduzida lenta e gradualmente. No início será mais pastosa, mas a consistência será gradualmente modificada, até chegar à alimentação da família.

A mastigação, portanto, se apresentará nessa fase de adaptação, servirá de estímulo para o desenvolvimento craniofacial e auxiliará o crescimento dos ossos da face e do posicionamento dos dentes.

Por que introduzir alimentos sólidos

Crianças que se alimentam exclusivamente e de forma contínua com dieta mais pastosa, com alimentos liquidificados ou com mamadeiras, não exercitam os músculos orofaciais adequadamente, influenciando na realização das funções da boca, como a fala. Esse alerta vale inclusive para pais e cuidadores que permitem que as crianças substituam as refeições por mamadeiras e ao fazer isso, deixam de realizar a função mastigatória.

A criança tem o adulto como modelo para muitas, senão todas, as ações e percepções que tem, e a mastigação é uma dessas ações. Por isso as refeições devem ocorrer em família, todos sentados à mesa. É importante também dar autonomia para criança explorar os alimentos e levá-los à boca.

Os pais podem auxiliar seus filhos no processo de aprendizagem da mastigação observando e tomando algumas atitudes, por isso deixo algumas dicas abaixo:

 

plano hapvida
plano hapvida

https://www.facebook.com/Hapvidavendasdeplanos/

https://dashboard.tawk.to/#/dashboard

https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/

Sobre Ariela Carvalho

Olá, sou Ariela Carvalho executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 87056822.

Além disso, verifique

dor-ciatica

DOR CIÁTICA

— Dor Ciática –– Você sabe o que é a dor ciática ? —   …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *