Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Ariela Carvalho » Entenda mais sobre o pré-natal – Exames pré-natal cobertos

Entenda mais sobre o pré-natal – Exames pré-natal cobertos

 

ENTENDA: É inegável que a gravidez é um período que requer atenção especial à saúde da gestante para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

No post de hoje, listamos os exames pré-natal básicos que a futura mamãe deve fazer.

Você vai conhecer o objetivo de cada um deles e quando devem ser feitos. Confira!

Exames pré-natal do primeiro trimestre

Os exames do primeiro trimestre da gravidez são importantes para avaliar a saúde geral da mulher e identificar alguma doença que possa ser transmitida para o feto.

Hemograma

O hemograma verifica todos os compostos do sangue — plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos, etc. — e permite avaliar se a mulher está com anemia ou alguma infecção.

Tipo sanguíneo e fator Rh

Esse exame identifica o tipo e o fator Rh do sangue materno. Mulheres com fator Rh negativo e pai com fator Rh positivo devem receber uma vacina anti-Rh em casos de sangramentos durante a gravidez e logo após o parto caso o bebê nasça com fator Rh positivo. entenda quando o pai do rn também precisa tomar vacina.

Coombs indireto

. A gestante com fator Rh negativo deve fazer o exame de coombs indireto cerca de 3 vezes ao longo da gestação caso o pai do bebê tenha o fator Rh positivo.

Esse exame identifica se a mulher está produzindo anticorpo contra o fator Rh positivo— que pode ser o fator agressor do bebê em desenvolvimento.

Glicemia

Esse exame mede os níveis de glicose no sangue e é realizado com o objetivo de identificar um possível diabetes gestacional.

Se não for tratado, o diabetes gestacional pode comprometer a gravidez e trazer sérios riscos para a saúde da mãe e do bebê.

Exames sorológicos

São realizados para detectar a presença de anticorpos que podem indicar algumas doenças, como:

  • Sífilis;
  • HIV;
  • Rubéola;
  • Hepatite;
  • Citomegalovírus;
  • Toxoplasmose.

todas representam riscos para a saúde do bebê e podem levar a má formações e até aborto.

Por isso, é imprescindível diagnosticá-las o quanto antes, para iniciar o tratamento e evitar a contaminação do bebê durante a gravidez ou no parto. Alguns casos não há tratamento intra-utero, apenas acompanhamento do desenvolvimento.

Urina

A infecção urinária pode provocar abortos ou levar ao parto prematuro. Por isso, o exame de urina é solicitado logo no início da gestação e repetido nos trimestres mesmo com a gravida sem sintomas. O quadro de bacteriúria assintomática é frequente nas gestantes e pode não dar sintomas.

Fezes

O objetivo desse exame é verificar se a gestante possui alguma verminose, já que alguns vermes podem aumentar os riscos de anemia.

Papanicolau

O obstetra vai avaliar a necessidade de fazer o exame papanicolau (preventivo para o câncer de colo de útero) durante a gestação.

Geralmente, ele é realizado apenas se a mulher não estiver com seus exames ginecológicos em dia. É uma ótima oportunidade de fazer em mulheres que não estão em dia com esses exame. Pode ser coletado em qualquer fase da gestação.

Ultrassom transvaginal obstétrico

É o primeiro exame de imagem para confirmar e avaliar as condições da gravidez. Também é utilizado para confirmar o tempo gestacional e estimar a data provável do parto.

Ultrassom de translucência nucal – ou morfológico de primeiro trimestre

Efetuado entre a 11ª e a 14ª semana da gestação, o objetivo desse exame é identificar indícios de doenças cromossômicas.

Para isso, o médico avalia o volume de um líquido que fica na nuca do feto e que só é possível visualizar nessa fase gestacional.

Exames do segundo trimestre

Se não houver nenhuma intercorrência que justifique a realização de outros exames, o acompanhamento nessa fase será ambulatorial — para verificar a pressão arterial, ganho de peso e movimentos fetais. Portanto, apenas o ultrassom morfológico será solicitado. exames sangue e urina podem ser repetidos a depender de cada caso.

Ultrassom morfológico

Feito entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez, esse ultrassom serve para avaliar o desenvolvimento dos órgãos internos e externos do feto, além de conferir se há alguma má-formação. É o momento de maior chance de descobrir o sexo do bebê!

Exames do terceiro trimestre

Nessa fase todos os exames de sangue solicitados no primeiro trimestre serão repetidos. E mais três vão entrar na lista. Confira e entenda:

Urina 24 horas

É importante para detectar a perda de proteína na urina — sinal de uma possível pré-eclâmpsia.

Curva glicêmica – teste de tolerância a glicose

Confirma o diagnóstico de diabetes gestacional. Realizado na transição do segundo e terceiro trimestre

Ultrassonografia obstétrica

Essa ultrassonografia é feita a partir da 32ª semana de gestação, e é uma preparação para o parto, pois permite conferir se a posição do bebê, as condições da placenta e do líquido amniótico estão como esperados.

São muitos os exames pré-natal que serão realizados durante a gravidez. Para garantir o acompanhamento adequado da sua saúde — e a do seu bebê — é imprescindível que eles sejam feitos no tempo correto — o que nem sempre é possível na rede pública de saúde.

https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/

Informações e Vendas (85) 9 8902-6616 WHATSAPP

Sobre Ariela Carvalho

Olá, sou Ariela Carvalho executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 87056822.

Além disso, verifique

dor-ciatica

DOR CIÁTICA

— Dor Ciática –– Você sabe o que é a dor ciática ? —   …

2 comentários

  1. Gostaria de saber se precisa ter a requisição da médica para fazer o exame de DNA FETAL.

    AGUARDO RESPOSTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *