CONTROLE DA DIABETES
Olá, seja bem-vindo ao nosso Blog.
Atualmente uma grande parte da população brasileira é diabética ou pré-diabética.
Ela é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não consegue mais produzir uma quantidade de insulina adequada para o organismo, o que leva o aumento da taxa de glicose no sangue.
Diante disso, a maior tarefa de quem sofre com a doença é eliminar o açúcar existente em seu corpo. Embora a diabetes não tenha cura, é possível controlar a doença com medicamentos, atividades físicas e alimentação. E hoje, vamos falar um pouco sobre hábitos que são essenciais para o controle da diabetes. Vamos conferir?
FAÇA AQUI SEU PLANO DE SAÚDE
Mantenha uma alimentação equilibrada
Mudar a alimentação é um passo fundamental para controlar o diabetes. Abaixo, listamos os principais alimentos que ajudam a controlar a doença:
Abacate
A fruta é rica em gorduras boas que auxiliam na resistência à insulina e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o abacate ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, que é considerado um fator de risco para problemas vasculares e cardiovasculares.
Aveia
A aveia é um alimento rico em fibras, um nutriente que ajuda a diminuir a velocidade de absorção da glicose e evitar picos elevados na corrente sanguínea. E assim como o abacate, também ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim.
Peixes
Por serem ricos em ômega 3, algumas espécies de peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha e atum, ajudam a diminuir a concentração de glicose no sangue. O ômega 3 também ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.
Verduras e legumes
Além de serem importantes fontes de proteínas, as verduras e legumes também são ricos em fibras. E como você viu, as fibras atuam para diminuir a velocidade de absorção da glicose.
Cuidado com o consumo de frutas
As frutas são importantes aliadas para promover a alimentação saudável, mas os diabéticos devem ficar atentos às frutas na hora de consumi-las. Isso porque, além da frutose, muitas delas possuem alto teor de açúcar.
Por isso, algumas frutas, como uva, figo e frutas secas devem ser evitadas justamente pela quantidade de açúcar que possuem. Algumas boas opções são banana, melão e morango, além do abacate que já citamos acima.
Vale ressaltar que é preferível sempre comer a fruta em sua forma natural. Os sucos, por exemplo, devem ser evitados, uma vez que facilitam a absorção mais rápida do açúcar e diminuem a quantidade de fibras presentes nas frutas.
Faça atividade física
A prática de atividade física regular promove a diminuição na resistência à insulina na musculatura periférica, evitando picos elevados e ajudando o organismo a aproveitar melhor o açúcar presente no sangue. As atividades também ajudam a diminuir o risco de infarto ou AVC, que são potencialmente maiores em pacientes diabéticos.
Leia rótulos
A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.
A importância da consulta médica
Além de seguir as dicas acima, é extremamente importante realizar o acompanhamento do diabetes com um angiologista ou cirurgião vascular. Somente um profissional capacitado é capaz de explicar sobre os melhores cuidados de saúde para seu caso, orientar sobre os exames necessários e realizar o tratamento cirúrgico, caso seja recomendado.
Faça seu plano de saúde
Para contratar um de nossos Planos é bem simples…
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br
COTAÇÃO SEM COMPROMISSOControle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes Controle da Diabetes