Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Blog » Combatendo o Estresse

Combatendo o Estresse

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

img-repres-aut

Combatendo o Estresse 

  Olá, seja bem-vindo ao nosso Blog.

Hoje vamos falar sobre o estresse, quais os sinais e como estar combatendo o estresse.

combatendo-o-estresse

O estresse afeta a todos nós. É possível notar sintomas físicos do estresse ao educar os filhos, durante horários de pico no trânsito ou no trabalho, ao gerenciar as finanças ou ao lidar com um relacionamento desafiador.

Contudo, o estresse está em todo lugar. Um pouco de estresse é realmente benéfico, porém muito estresse pode desgastar e deixar qualquer pessoa doente, mentalmente e fisicamente.

FAÇA AQUI SEU PLANO DE SAÚDE

O que é o estresse?

O estresse é uma reação do corpo a situações prejudiciais – sejam elas reais ou percebidas. Quando você se sente ameaçado, ocorre uma reação química em seu corpo que lhe permite agir de maneira a evitar ferimentos.

Dessa forma, essa reação é conhecida como “luta ou fuga”, ou a resposta ao estresse. Durante a resposta ao estresse, a frequência cardíaca aumenta, a respiração acelera, os músculos se contraem e a pressão arterial aumenta. Você se preparou para agir. Essa é a forma como nosso organismos nos protege do perigo.

Entretanto, o estresse significa coisas diferentes para pessoas diferentes. O que causa estresse em uma pessoa pode ser de pouca preocupação para outra. Assim, algumas pessoas são mais capazes de lidar com o estresse do que outras. E nem todo estresse é ruim.

Em pequenas doses, o estresse pode ajudá-lo a realizar tarefas e evitar que você se machuque. Por exemplo, o estresse é o que faz você pisar nos freios para evitar bater no carro à sua frente. Isso é uma coisa boa.

Nossos corpos são projetados para lidar com pequenas doses de estresse. Mas, não estamos preparados para lidar com o estresse crônico de longo prazo sem consequências ruins.

 

Sinais

Ninguém adoece, devido ao estresse, de um dia para o outro. E o próprio corpo avisa que as coisas não vão bem, basta prestar atenção. Confira alguns sinais que podem indicar estresse:

➫ sensação de desgaste constante;

➫ alteração de sono (dormir demais ou pouco);

➫ tensão muscular;

➫ formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo);

➫ problemas de pele;

➫ hipertensão;

➫ mudança de apetite;

➫ alterações de humor;

➫ perda de interesse pelas coisas;

➫ problemas de atenção, concentração e memória;

➫ ansiedade;

➫ depressão.

 

Como evitar e tratar

É bom lembrar que estresse todo mundo tem, até certo ponto. No dia-a-dia, diversas situações se apresentam para as pessoas, que se adaptam a elas. “É preciso estresse para viver. É ele que nos faz levantar e ir atrás do que queremos ou precisamos, com algum grau de satisfação.

O problema é quando se torna excessivo e supera nossa capacidade de adaptação ou quando persiste por muito tempo”.

O tratamento do estresse foca três pontos: administrar os estressores, aumentar a resistência a eles e mudar a forma de enfrenta-los.

Temos limites que precisamos reconhecer. Administrar estressores requer identificar os que “pesam” mais sobre nós e eliminar, administrar ou deixar para depois, o excesso de peso, respeitando os próprios limites. Isso requer habilidades como dizer não, negociar e priorizar.

Aumentar nossa resistência aos estressores significa manter nosso organismo saudável e em maiores condições de enfrentar os desafios:

➫ dormir bem;

➫ cuidar da saúde;

➫ alimentar-se de forma saudável;

➫ fazer atividades físicas;

➫ proporcionar-se momentos de prazer e relaxamento;

➫ evitar estimulantes e substâncias tóxicas como café, bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.

combatendo-o-estresse

 

Quando não podemos mudar ou eliminar o estressor precisamos nos adaptar a ele, da melhor maneira. “Se seu problema é o trânsito, tente outros horários ou rotas alternativas. Saia mais cedo. Se tiver que enfrenta-lo terá duas opções: da forma melhor, ou da pior. Você pode ficar irritado, buzinando ou gritando.

Ou pode ouvir música, treinar o ouvido para idiomas, ouvir um seminário ou aula. Precisamos resolver o que fazer com o problema que está lá e vai continuar por lá”.

Os estressores internos, aqueles que são resultado de características de personalidade, requerem trabalho maior. “Ninguém muda com pequenas dicas, e psicoterapia pode ser necessária. Quando o jeito de lidar com as coisas é problemático, é aconselhável procurar um psicólogo”.

Caso ainda não tenha um plano de saúde nossa equipe de Consultores pode levar até você todas as opções do momento.

COTAÇÃO

 

PRINCIPAIS COBERTURAS

Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).

Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).

Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.

Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).

Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.

Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.

Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.

 

REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas

img-repres-aut

Como aderir um Plano de Saúde? 

Para contratar um de nossos Planos é bem simples…

Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br

COTAÇÃO ONLINE AQUI

VISITE NOSSO SITE

 

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse  Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse Combatendo o Estresse

 

 

 

 

Sobre Renata Barros

Olá, Sou Renata Barros executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 98062803.

Além disso, verifique

dor-ciatica

DOR CIÁTICA

— Dor Ciática –– Você sabe o que é a dor ciática ? —   …