10 passos para uma alimentação saudável
Guia de alimentação saudável em 10 passos
Há alguns anos, a nossa alimentação tem mudando para pior. Estamos trocando comida de verdade e refeições preparadas com ingredientes frescos por alimentos processados. A comida como era feita por nossos avós está perdendo lugar nas nossas mesas. Cada vez mais, estamos comendo alimentos pré-prontos e congelados, alimentos industrializados, comida de plástico. E este tipo de “comida” tem contribuído para o crescimento de males como a obesidade, diabetes, enxaqueca, colesterol alto, entre muitas outras doenças.
Mas a partir do momento em que a gente toma consciência do problema, é possível reverter o quadro melhorando o nosso estilo de vida e encarando uma reeducação alimentar que é menos complicada do que parece. Quer ver como é fácil ter uma alimentação saudável?
1. Comer comida de verdade e usar ingredientes naturais e frescos para preparar as refeições;
2. Usar óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades, e substituir os refinados por opções mais saudáveis, por exemplo: substituir o açúcar por mel ou açúcar mascavo, o sal por flor de sal, e usar azeite no lugar de óleo de soja (eca!);
- Veja algumas substituições saudáveis que você pode fazer na sua alimentação.
3. Limite o consumo regular de alimentos processados, mesmo se baseados em alimentos frescos, como frutas em conserva. A gente sabe que esse tipo de alimento leva muito açúcar, sódio, conservantes e outros “antes”. Prefira sempre a comida fresca, que é mais rica em nutrientes;
4. Evite ao máximo alimentos altamente processados, como salsichas, refrigerante, nuggets, suco de caixinha, bolacha recheada (socoorroooo!). Este tipo de alimento não tem nada que salve! É muito excesso de sódio, de açúcar, de aditivos químicos, de gordura, e nada ou quase nada de fibras e nutrientes;
5. Coma regularmente e faça do momento da refeição um momento agradável, um ato social. Saboreie a comida e desfrute da companhia durante a refeição. Mastigue, mastigue, mastigue, respire, coma devagar, com prazer, nada de devorar, engolir sem nem sentir o gosto da comida!
- Conheça alguns alimentos que têm cara de mocinhos, mas são vilões da boa alimentação.
6. Compre comida em feiras e mercados locais, prefira o que é produzido na sua região, pois certamente será mais fresco. Sempre que possível, faça algum esforço para comprar alimentos orgânicos, evite os agrotóxicos. Escolha as frutas e vegetais da estação, são mais baratos e mais fresquinhos e naturais.
7. Tente desenvolver o hábito e o prazer de fazer a sua própria comida, e compartilhe tanto o momento de cozinhar como as suas habilidades culinárias com outras pessoas. Cozinhar é um ato de amor!
8. Evite armazenar alimentos. Cria uma rotina para ir às compras, tenha uma lista e planeje os seus menus do dia e da semana;
9. Quando for comer fora de casa, dê preferência a restaurantes que servem comida fresca. Evite fast food, e monte um prato balanceado e colorido.
10. Não caia no papo da publicidade e não se deixe seduzir por uma embalagem bonitinha. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento, essa a gente já conhece bem!
E então, preparados para virar a mesa? Vamos nessa?!
https://www.planohapvida.com.br/consultores/ariela/
Informações e Vendas (85) 9 8902-6616 WHATSAPP