PLANO DE SAUDE
Os dentes são formados pelo esmalte, a dentina e a polpa. Esses elementos precisam estar bem alinhados para um perfeito funcionamento do sorriso, caso contrário, acontecerá um desequilíbrio.
A sensibilidade dentária é um exemplo disso, ocorre quando o esmalte do dente está enfraquecido, deixando o dente mais exposto e desprotegido. Assim, os estímulos que recebemos de fora acabam gerando uma dorzinha chata e desconfortável, que atingem a polpa do dente – camada mais interna onde encontram-se os nervos e vasos sanguíneos.
Mas você sabe como evitar?
Refrigerantes
Às bebidas gaseificadas têm em sua composição ingredientes ácidos e corrosivos que acabam degradando os elementos dentários. Quando os componentes da fórmula entram em contato direto com a estrutura do dente, o líquido dá início ao processo de gasto. Além disso, a ingestão desse tipo de bebida levará a erosão, que é exatamente o desgaste da estrutura dentária, gerando assim, a sensibilidade.
Vinagre
Assim como as bebidas gaseificadas, o vinagre também é um dos componentes que mais podem gerar a sensibilidade dentária. Isso por que, a acidez de alguns itens, pode acelerar o processo de desmineralização do esmalte dentário, deixando a camada protetora mais fraca e assim, expondo as partes sensíveis.
Frutas Cítricas
O consumo de frutas cítricas, como morango, kiwi, laranja e limão também podem causar sensibilidade por conta dos ácidos que esses tipos de frutas contém além de enfraquecer os dentes corroem o esmalte causando danos e desconforto.
Doces
Algumas pessoas têm a sensação de dor ao consumir alimentos doces. Isso porque os doces são as comidas mais fáceis de causarem algum tipo de incômodo quando o esmalte do dente está desgastado, sem poder cumprir seu papel de ‘protetor’.
Bebidas geladas
A sensibilidade à alimentos e bebidas frias é bastante comum. Por isso, evite certos alimentos como sorvetes, açaí e sucos muito gelados.
Bebidas quentes
Do lado oposto a esta sensibilidade, estão os alimentos muito quentes. A mudança de temperatura estimula a dentina exposta, provocando pontadas agudas na região. Por isso, evite o consumo de alimentos extremamente quentes eles deixarão seus dentes mais sensíveis.
Como tratar e prevenir a sensibilidade dentária
Visite a seu dentista profissional para uma avaliação adequada e encontre os melhores passos para realizar seu tratamento.
A seguir apresentamos alguns passos que pode fazer para tratar e prevenir a sensibilidade dentária:
- Use uma escova com cerdas suaves, para ajudar a prevenir a perda das gengivas.
- Escove com um creme dental para dentes sensíveis, que continuará eliminando a placa, para limpar os dentes enquanto oferece alivio à sensibilidade.
- Escove e use fio dental duas vezes por dia para prevenir a perda das gengivas.
- Limpe todas as partes da sua boca, incluindo o espaço entre os dentes e ao longo da linha das gengivas.
- Evite consumir alimentos e bebidas ácidas.
Recomendamos usar Creme dentais Oral-B Sensi-Sofit a sensibilidade dentária.
Quando se tratar de sensibilidade dentária, uma boca mais sadia começa com bons hábitos de escovação.
FAÇA SEU PLANO HAPVIDA (85) 9 8902-6616 WHATSAPP
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂