Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Giovani Barros » O que é preciso saber sobre o uso do DIU? 2019

O que é preciso saber sobre o uso do DIU? 2019

Entenda um pouco sobre o uso do Diu

  Dependendo do momento da vida da mulher, uma gravidez inesperada pode trazer uma série de consequências indesejadas para seu dia a dia. Afinal, a chegada de um bebê muda completamente a vida dos pais e para que o momento seja de ternura e amor, o ideal é que se tenha planejamento.

Para não correr o risco de engravidar antes da hora desejada, a melhor saída é se prevenir. A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados para essa situação, porém não são todas as mulheres que conseguem se adaptar facilmente a ela, seja pelos efeitos colaterais provocados ou mesmo pelo uso incorreto (esquecimento da ingestão do comprimido diariamente).

Diante disso, a contracepção intrauterina por meio do Dispositivo Intrauterino vem se tornando o método mais comum de contracepção reversível de longa duração devido à sua elevada eficácia e segurança, facilidade de utilização e baixo custo.

diu

O contraceptivo fornece uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez e é tão eficaz quanto a esterilização cirúrgica. Os anticoncepcionais intrauterinos modernos são feitos de plástico e libertam cobre ou um tipo de progesterona para aumentar a ação contraceptiva do dispositivo.

Os dispositivos intrauterinos também são apropriados para as mulheres que não desejam ou não podem usar o estrogênio e, além disso, podem ser usados por quem que nunca tive filhos.

Quando usar o DIU?

Um Diu é um método ideal se você não planeja ficar grávida por pelo menos um ano (ou mais) ou quer uma alternativa altamente efetiva que não requer atenção diária ou semanal.

Os dispositivos intrauterinos também são apropriados para as mulheres que não desejam ou não podem usar o estrogênio e, além disso, podem ser usados por quem que nunca tive filhos.

Uma boa notícia é seus efeitos colaterais são poucos e reversíveis. Assim, ele não afeta a chance de engravidar após ser removido e permite que a mulher possa tentar engravidar imediatamente após a retirada.

Tipos de DIU

Existem dois principais tipos: de cobre e os hormonais.

O primeiro tem sido a escolha de mulheres que não querem ou não podem utilizar hormônios. Ele impede que o esperma atinja as trompas de Falópio, por ser um corpo estranho dentro do útero.

Esse tipo de contraceptivo dura cerca de 10 anos e é altamente eficaz na prevenção da gravidez. A taxa de gravidez em mulheres que utilizam um dispositivo de cobre é inferior a 1%.

Esse método contraceptivo inclusive pode ser usado como contracepção de emergência, sendo colocado até 48 horas depois do coito desprotegido.

Algumas mulheres que utilizam um contraceptivo contendo cobre têm períodos menstruais com maior fluxo e mais longos.

Já o contraceptivo hormonal libera o hormônio levonorgestrel no organismo, que evita a gravidez ao engrossar o muco cervical e diminuir o endométrio (o revestimento do útero), ou seja é um método físico e também hormonal.

Ele também diminui o sangramento menstrual e a dor. Embora o contraceptivo possa ser removido a qualquer momento, tem duração de cinco anos. Ambos são altamente eficazes na prevenção da gravidez.

3 fatos que você precisa saber

1. A colocação do DIU de cobre não é dolorida

De modo geral, a colocação do dispositivo é bem aceita por muitas mulheres, não havendo queixas de dores. O que pode haver é um incômodo e tontura após a inserção, mas que normalmente somem com um repouso e em um pequeno intervalo de tempo.

2. Este dispositivo pode agir como contraceptivo de emergência

Desde que seja inserido dentro de 5 a 8 dias após o ato sexual sem proteção. No entanto, o contraceptivo de cobre não é o meio propriamente adequado para uso regular como um meio contraceptivo de emergência.

3. O absorvente interno ou coletor menstrual não afeta o DIU de cobre

O contraceptivo fica alocado dentro do útero enquanto o absorvente interno ou coletor fica no interior da vagina. Assim, não há contato entre eles porque são separados pelo colo do útero. O cuidado específico que se deve ter é para que ambos não puxem os fios de remoção do dispositivo, mesmo que sejam fios muito curtos.

Principais benefícios:

  • Altamente eficaz;
  • Fácil de usar;
  • Não requer lembrar um horário de uso diário, semanal ou outro;
  • Seguro para a maioria das mulheres, incluindo adolescentes e mulheres que nunca engravidaram;
  • Alternativa à esterilização cirúrgica definitiva;
  • Discreto e não interfere com a espontaneidade do sexo;
  • Longa ação;
  • Rapidamente reversível;
  • Poucos efeitos colaterais;
  • Poucas contraindicações;
  • Opção para evitar o estrogênio;
  • Custo reduzido com uso a longo prazo.

Principais riscos

Existe um pequeno risco de expulsão do contraceptivo pelo organismo, às vezes, durante a menstruação. Mais isso é mais comum de ocorrer nos primeiros meses após a inserção.

Se a mulher suspeitar que o contraceptivo pode ter saído ou esteja mal posicionado, ela deve usar um método de backup, como por exemplo, os preservativos. O ideal é que procure seu ginecologista o quanto antes.

O contraceptivo não deve ser usado em casos recentemente de infecção pélvica, como gonorréia ou clamídia.

Também, talvez, não seja a melhor opção para mulheres com múltiplos parceiros sexuais, já que esse método contraceptivo pode aumentar um pouco o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis se a mulher entrar em contato com alguma delas. Não marque bobeira, converse com seu médico e avalie qual a melhor escolha para o seu caso. 

Caso ainda não seja nosso cliente fale conosco a qualquer momento e faça sua cotação sem compromisso. Nossa equipe está à disposição 24 horas todos os dias em nosso Chat Online

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. Caso você ou alguém de sua família ou amigos desejem adquirir um de nossos planos é só clicar nos Botões Abaixo:

COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas

CONHEÇA AGORA AS COBERTURAS EXIGIDAS PELA ANS

Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei.

Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).

Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado.

Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).

Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s.

Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.

Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).

Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares, Medicamentos e Materiais Cirúrgicos, Honorários Médicos.

Parto, Assistência ao Recém-nascido, Transplantes de Órgãos, (Rins, Córneas e Pulmão), Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS, Doenças Pré-Existentes e Crônicas, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, Ligação de trompas, Vasectomia. 

Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.

Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.

PLANOS COM OBSTETRÍCIA INCLUSA

     Até um tempo atrás os planos eram vendidos com obstetrícia ou sem obstetrícia. Mais ou menos desde 2014 todos os planos do Hapvida passaram a ser vendidos com Parto e quase todos com Odonto. Pode ser homem, mulher ou criança, não importa. Os valores hoje são definidos pela faixa etária que a pessoa se encontra.

    O que a maioria dos clientes não sabe é que a especialidade de Obstetrícia engloba vários atendimentos específicos para a mulher. Podem ser o tratamento de um caroço, um mioma, um cisto, uma histerectomia (retirada do útero), um tratamento até mesmo de um câncer, etc.

  Os planos antigos que eram vendidos sem parto (Obstetrícia) não contemplavam toda essa cobertura. Por isso os planos de saúde negavam a todo o momento esses tipos de procedimentos. Era muito constrangedora e prejudicial para as mulheres essa questão, principalmente quando se viam precisando desses procedimentos e descobriam que seu plano não daria direito.

 Por isso a ANS (Agência Nacional de Saúde) passou a exigir de todos os planos regulamentados pela Lei 9.659/98 que dessem essas coberturas sem limites para suas clientes.

 O Hapvida é um plano regulamentado por essa lei e foi o primeiro plano de saúde no Brasil a oferecer seus planos já com esse módulo incluso grátis.

REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO HAPVIDA

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE

ANS

Visite Nosso Site

COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas

 

 

Sobre Giovani Barros

Olá, tudo bem? Sou Giovani Barros. Atuo na área comercial dos planos Individuais e Empresariais desde 1999. Sejam bem vindos !! WhatsApp: 85 9 87056822.

Além disso, verifique

dor-ciatica

DOR CIÁTICA

— Dor Ciática –– Você sabe o que é a dor ciática ? —   …