Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o avc
HÁBITOS: Não é somente a idade e a constituição genética que podem levar uma pessoa a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Manter uma boa alimentação, controlar o peso e evitar o sedentarismo são fundamentais para prevenir este problema que afeta, por ano, cerca de 15 mil pessoas entre 15 e 39 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
O AVC acontece quando há um rompimento ou entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, ocasionando a paralisia da área sem circulação apropriada.
Sintomas
Alguns sinais podem ser indicadores do AVC. É comum que, sem causa aparente, a pessoa tenha dores de cabeça, além da perda súbita de visão num olho ou nos dois. Aquela sensação de formigamento na face no braço, ou só de um lado do corpo também pode aparecer.
Tratamento
Reabilitar e tratar pacientes vítimas do AVC dependem das particularidades de cada caso. Os medicamentos utilizados são normalmente para evitar futuras complicações. Existem medidas terapêuticas que podem ajudar na restauração das funções que foram atingidas, principalmente com uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas e outros.
Um AVC pode ser evitado?
Algumas pessoas, infelizmente, estão mais propensas a sofrer AVC devido a fatores que não podem ser alterados:
- Idade: as pessoas mais velhas estão mais vulneráveis ao AVC;
- Histórico familiar: a pessoa corre mais riscos se alguém da família já sofreu um AVC;
- Sexo: os homens com menos de 75 anos sofrem mais AVC do que as mulheres (com menos de 75 anos).
Mas, vale destacar, o AVC não é inevitável. Existem, sim, medidas simples que podem ajudar a reduzir os riscos. Elas se resumem, basicamente, em adotar uma alimentação e hábitos de vida mais saudáveis.
Os principais sinais do AVC
A neurologista Gisele destaca quais são os sintomas do acidente vascular cerebral:
- Paralisia de um lado do corpo;
- Perda de sensibilidade de um lado do corpo;
- Perda de visão súbita (em um campo visual);
- Visão dupla;
- Dificuldade súbita para falar ou compreender a linguagem;
- Cefaleia intensa.
“Diante desses sinais, é preciso procurar rapidamente um serviço médico capacitado em atender pacientes com doenças neurológicas agudas”, finaliza Gisele.
Então, lembre-se: hábitos simples – como melhorar sua alimentação, se exercitar, evitar o álcool e o cigarro, etc. – fazem toda a diferença e podem prevenir um AVC. Cuide-se sempre!
Informações e Vendas (85) 9 8902-6616 WHATSAPP
https://www.planohapvida.com.br/consultores-hapvida/ariela/