NOVEMBRO AZUL
O mês de novembro é marcado pela conscientização sobre a importância do combate do câncer de próstata. Sendo o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Nas fases iniciais, ele não dá sintomas, mas com o tempo o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica.
Segundo especialistas, quem faz o exame tem de 80% a 90% de chance de cura. Os homens devem começar a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar ou homens negros devem começar a partir dos 40/45 anos.
COMO PREVENIR
Os aspectos importantes para a prevenção são: manter o peso, fazer exercício físico, evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar.
COMO FAZER O DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através do PSA (exame de sangue) e do exame de toque retal. O PSA não elimina o teste físico. Os dois exames se complementam. Incontinência urinária e impotência podem ser alguns dos efeitos colaterais do câncer de próstata. Porém, os dois casos são tratáveis.
DADOS ATUALIZADOS
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a segunda mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), no Brasil. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Em 2013, segundo o Inca, 13.772 pessoas morreram por causa da doença no país. Em 2016, a estimativa de novos casos no Brasil era de 61.200.
QUEBRANDO MITOS E TABU SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
O Hapvida realizou, no dia 07/11/2017, as 15h, uma “live” (transmissão ao vivo) por meio de sua página no Facebook, para falar o câncer de próstata. A doença é tema do novembro azul, movimento mundial que alerta para a prevenção deste tipo de câncer. O vídeo da transmissão está disponivél em: https://goo.gl/fomJrN