Valorização dos profissionais de Enfermagem –
Olá, seja bem vindo ao nosso Blog. Hoje vamos conversar sobre a valorização dos profissionais de Enfermagem, um tema muito abordado atualmente na luta pela aprovação do piso salarial da categoria.
A valorização profissional da Enfermagem é um tema urgente que precisa ser evidenciado e discutido. Em meio a maior crise sanitária dos últimos anos, profissionais da categoria ainda sofrem com a falta de reconhecimento, com os baixos salários ofertados, as longas jornadas e a falta de recursos para desenvolver suas atividades com segurança e dignidade.
Cabe a enfermagem o contato direto com os pacientes para garantir a saúde no nível individual ou comunitário. Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estimam que o Brasil tem mais de 2,6 milhões desses profissionais. Apenas nos serviços públicos de Atenção Básica mantidos pelo SUS, que vão do atendimento hospitalar aos programas de Saúde da Família e Consultórios na Rua, são mais de 200 mil desses trabalhadores.
O Cofen estima que a enfermagem é responsável por cerca de 90% de todos processos realizados na área da saúde. A importância de seu trabalho foi escancarada ao longo dos últimos dois anos, durante a pandemia. Nenhuma categoria está mais exposta aos riscos de saúde do que os profissionais de enfermagem. Nenhuma outra classe perdeu tanto para a Covid-19. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, mais de 190 enfermeiros morreram e milhares foram contaminados. Também é a categoria com maiores índices de doenças psicológica associadas ao trabalho excessivo, como ansiedade, depressão e burnout.
Por isso é tão importante valorizar o profissional de enfermagem. No atendimento presencial ou remoto, ele é o responsável por acompanhar cada etapa da jornada de tratamento ou recuperação de um paciente, possuindo não apenas conhecimentos técnicos valiosos, como também habilidades comunicacionais que demandam uma enorme inteligência emocional.
São esses atributos imprescindíveis que fazem do profissional de enfermagem uma peça imprescindível nas engrenagens de um sistema de saúde humano e eficiente.
COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas
Quem são os Profissionais de Enfermagem?
“A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade”.
O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
Participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem a satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
Respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimensões. Exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
Enfermeiro
O enfermeiro propriamente dito, é o profissional que está no alto da hierarquia de enfermagem. Para exercer a profissão, é necessário diploma de curso superior com até 5 anos de duração.
Entre suas principais funções, que são privativas do enfermeiro, pode-se destacar:
- É responsável pelos cuidados que exigem maiores níveis de conhecimento científico e técnico;
- Prescreve medicamentos estabelecidos na unidade de saúde;
- Prepara os pacientes para o atendimento médico;
- Cuida pessoalmente de pacientes que estejam em nível crítico de saúde, como os internados em Unidades Intensivas de Tratamento (UTI);
- Realiza procedimentos nos pacientes (sondagem vesical, inserção de cateter central de inserção periférica, sondagem orogástrica);
- Avalia feridas e escolhe o tipo de curativo a ser utilizado;
- Realizar diagnósticos de enfermagem e prescrições de enfermagem;
- Prestação de assistência durante o parto.
No entanto o enfermeiro é responsável por questões administrativas também, como: organização e direção dos serviços de enfermagem; supervisão geral dos auxiliares e técnicos; controle de infecções hospitalares e danos ao atendimento; treinamento e capacitação; participação de projetos arquitetônicos dentro de estabelecimentos de saúde; contratação do pessoal de enfermagem.
Técnico em Enfermagem
O próximo da hierarquia é o técnico em enfermagem. Para exercer a profissão, é necessário Ensino Médio completo e diploma de curso técnico com duração de 2 anos.
Suas funções, embora tão importantes como a do enfermeiro, estão concentradas em nível básico e médio de cuidados. Em outras palavras, são voltados para pacientes basais ou em estágios semicríticos de saúde.
Esse profissional pode auxiliar no tratamento de pacientes na UTI ou no pós-operatório, desde que supervisionados pelo enfermeiro. Ele assiste o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência em todos os níveis de complexidade.
Além disso, é de sua responsabilidade: aplicação de vacinas, realizar a higiene do paciente e administrar medicamentos.
Auxiliar em Enfermagem
Para se tornar um auxiliar em enfermagem, é necessário apenas o Ensino Fundamental e diploma de curso básico com duração de 1 ano.
Suas funções estão voltadas para atividades de rotina, repetitivas e de menor nível de complexidade. Ele está sempre supervisionado pelo enfermeiro. As suas funções, estabelecidas em lei, são:
- Preparar os pacientes para consultas, exames e tratamentos;
- Executar tratamentos prescritos;
- Prestar cuidados de higiene, conforto e alimentação;
- Zelar pela segurança. do paciente;
- Executar atividades de desinfecção e esterilização.
Parteiro(a)
Embora menos citado e conhecido, existem também os parteiros, sendo necessário curso com diploma de no mínimo 2 anos para realizar sua profissão.
O parteiro está sempre acompanhado pelo enfermeiro obstetra (voltado à gravidez), de forma que o parto ocorra corretamente e com todo o cuidado necessário. Além disso, cabe ao parteiro prestar auxílio após o operatório, cuidando da mãe e do recém-nascido.
Gostou do nosso Post? Compartilhe com um amigo.
Ainda não tem plano? Faça seu Plano Hapvida!
Para Contratar um de nossos Planos é bem simples
É só Clicar em um dos Botões abaixo:
Você pode também entrar em contato agora mesmo pelo telefone (85) 9 9806-2803 ou pelo e-mail: cotacoeshapvida@gmail.com
REGIÕES EM QUE VOCÊ PODE ADQUIRIR SEU PLANO HAPVIDA:
Clique na sua região
AL AM BA CE DF GO MA PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas