LABIRINTITE
Olá, seja bem-vindo ao nosso blog.
Hoje vamos falar sobre a Labirintite, quais as causas, sintomas e tratamento.
O que é Labirintite?
Labirintite significa inflamação do labirinto. O labirinto é um órgão localizado dentro da orelha. Ele é responsável pelas funções de equilíbrio e audição, no corpo humano. A Labirintite, é uma das várias causas de tontura. Geralmente se apresenta como tontura tipo vertigem (sensação que a cabeça ou o mundo está rodando) de forte intensidade e incapacitante. Ela normalmente é provocada por infecções virais.
Causas
As causas da labirintite ainda não são totalmente claras. Mas sabe-se, porém, que infecções e inflamações sejam as principais causas para a doença, como a otite média e o resfriado.
Outros fatores, ainda que com menos frequência, também podem provocar labirintite, a exemplo de tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e o uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.
De forma geral, podemos dividir as causas da labirintite em:
Virais: labirintite oriunda de infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas.
Bacterianas: invasão de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite.
Emocionais: labirintite causada pelo estresse.
Sintomas de Labirintite
O principal sintoma da labirintite é a vertigem, tipo de tontura em que a pessoa sente que tudo ao seu redor está girando e a pessoa não consegue controlar essa sensação. Muitas vezes ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como:
- Tontura
- Náuseas e vômito
- Sudorese
- Alterações gastrintestinais
- Perda de audição
- Desequilíbrio
- Zumbidos no ouvido
- Audição diminuída
- Queda de cabelo
Fatores de risco
Alguns fatores considerados de risco aumentam as chances de uma pessoa desenvolver labirintite como;
- Ter idade acima dos 40 ou 50 anos
- Hipoglicemia
- Colesterol alto
- Hipertensão
- Diabetes
- Triglicérides
- Otite
- Consumo exacerbado de álcool
- Tabagismo
- Consumir café em excesso
- Uso de medicamentos, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade
- Altas taxas de ácido úrico
- Má alimentação
- Jejum prolongado
- Consumir açúcar em excesso
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por uma anamnese detalhando bem qual tipo de tontura o paciente está apresentando bem como a duração, a frequência, a intensidade, fatores que agravam ou amenizam, e sintomas associados. O histórico clínico auxilia o profissional de saúde a direcionar a investigação clínica, que muitas vezes necessita de exames complementares. Esses exames são de diferentes tipos, incluindo exames laboratoriais, de imagem, exames audiológicos, eletrofisiológicos, entre outros.
Tratamento
Na maioria das vezes a labirintite desaparece sozinha, o que costuma demorar algumas semanas para acontecer. Mas, quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os sintomas deverão desaparecer em breve também.
Em casos de infecções virais, o especialista deverá receitar medicamentos que ajudem a amenizar sintomas como náuseas e vômitos. Veja:
- Anti-histamínicos
- Corticoides, como prednisona, quando os sintomas são graves
- Medicamentos para controlar náusea e vômitos
- Medicamentos para aliviar a tontura
- Sedativos.
Tratamento para crises de labirintite
Se a pessoa estiver em crise de tontura, são indicadas medicações sedativas, que diminuem a ação do labirinto e reduzem o reflexo de náusea. Se os sintomas forem muito intensos, pode ser necessária internação para aplicação das medicações. Em quadros mais leves, a medicação pode ser via oral, com reavaliação precoce por um médico.
Buscando ajuda médica
Sintomas como tonturas, dificuldade de equilíbrio e zumbido que surgem de repente merecem uma visita ao médico para entender a questão.
PRINCIPAIS COBERTURAS
Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).
Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).
Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.
Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).
Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.
Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.
REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Você ainda não possui um plano de saúde?
Para contratar um de nossos Planos é bem simples…
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br