Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Blog » Asma – Sintomas e tratamento

Asma – Sintomas e tratamento

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

img-repres-aut

ASMA – SINTOMAS E TRATAMENTO 

Olá, seja bem-vindo ao nosso blog.

Hoje vamos falar sobre o que é a asma, quais os sintomas, as causas e o tratamento. 

asma-o-que-e

 

 

O que é Asma?

A asma é uma inflamação crônica que afeta as vias aéreas ou brônquios (os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões). Ela pode ser causada por vários fatores e os seus principais sintomas são gerados pela hiper-responsividade das vias aéreas (quando os “tubos” ficam estreitos), provocando tosse e falta de ar, por exemplo.

Esses sintomas variam durante o dia, e geralmente ficam piores à noite, ao amanhecer e após a prática de atividades físicas. Além disso, os sintomas da asma mudam bastante ao longo do tempo.

Eles podem ficar mais fortes ou mais fracos e, às vezes, até desaparecerem sozinhos. Porém, é importante entender que, mesmo que uma pessoa não apresente sintomas, a doença continua, porque ela não tem cura, mas tem controle.

 

Os sintomas 

Os principais sintomas que merecem atenção, são:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Respiração rápida e curta;
  • Sensação de aperto no peito;
  • Chiado ou assobio agudo no peito ao respirar;
  • E tosse.

Asma-o-que-e

 

As causas da asma

A causa exata da inflamação dos brônquios que gera a asma ainda não é conhecida. O que se sabe é que a doença tem relação com vários fatores. Eles podem ser desde problemas causados pelo contato com substâncias que causam alergia e irritações respiratórias até mesmo questões genéticas (por exemplo, histórico familiar de alergias respiratórias, como a própria asma ou a rinite).

Conteúdos do Blog

 

O diagnóstico da asma

Caso você esteja suspeitando que possa ter asma, procure um médico o quanto antes. Na consulta, ele avaliar o seu histórico médico (chamado tecnicamente de anamnese), fará o exame clínico e, se necessário, exames mais específicos, como o teste de prova de função pulmonar.

Ele perguntará sobre o que você sente e tentará entender como os seus sintomas podem fazer parte da doença, como se você sente:

  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Produção de catarro;
  • O horário em que esses sintomas aparecem, entre outras questões.

 

Asma tem cura?

A asma não tem cura. Mesmo se você deixar de sentir algum sintoma da doença, ela ainda estará presente. Mas existem tratamentos que melhoram bastante os sintomas e controlam a doença. Graças a eles, pessoas asmáticas tratadas podem ter a mesma qualidade de vida de alguém que não tem a doença.

 

O tratamento da asma

A asma é uma doença variável, por isso o seu tratamento também precisa estar sempre de acordo com a doença. Pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa e, além disso, ela varia também ao longo do tempo em uma mesma pessoa. Por esse motivo, o tratamento deve ser individualizado, ou seja, o que serve para um asmático pode não ser o melhor tratamento para outro.

Entretanto, um mesmo tratamento que vinha dando certo pode precisar que a sua dose seja modificada caso aconteça alguma alteração na doença (como os sintomas ficarem mais fortes, por exemplo). Portanto, é muito importante que o tratamento seja sempre orientado pelo seu médico.

Atualmente, pode ser tratada com duas estratégias diferentes: o tratamento de manutenção e o tratamento de crise.

No tratamento de manutenção, o objetivo é manter os sintomas controlados, evitando que eles se agravem. Para isso, a pessoa asmática toma uma medicação chamada controladora (geralmente anti-inflamatórios), que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises. Além disso, também é importante evitar situações cotidianas que possam causar essas crises (ter contato com substâncias que gerem alergia, por exemplo).

No tratamento de crise, o objetivo é justamente resolver as crises e assim evitar situações mais graves. Para isso, a pessoa deve utilizar a medicação de alívio (também chamada de medicação de resgate) para aliviar os sintomas da crise e, em casos mais graves, procurar um médico ou até mesmo uma internação hospitalar.

 

PRINCIPAIS COBERTURAS

Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).

Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).

Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.

Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).

Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.

Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.

Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.

 

REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas

img-repres-aut

Como aderir um Plano de Saúde? 

Para contratar um de nossos Planos é bem simples…

Entre em contato por meio do telefone (85) 9 9647-1179 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br

COTAÇÃO ONLINE AQUI

VISITE NOSSO SITE

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

Sobre Renata Barros

Olá, Sou Renata Barros executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 98062803.

Além disso, verifique

dor-ciatica

DOR CIÁTICA

— Dor Ciática –– Você sabe o que é a dor ciática ? —   …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *