Sintomas do Infarto —
Olá, seja bem-vindo ao nosso Blog.
Hoje vamos falar sobre o infarto e seus sintomas.
Caso tenha interesse em aderir um de nossos planos de saúde, pode estar entrando em contato comigo no botão abaixo.
O Infarto, mais conhecido como ataque cardíaco, acontece quando o fluxo do sangue para o coração é interrompido e o coração não recebe sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade.
Com isso, o músculo cardíaco morre ou é danificado. Pacientes diabéticos, com hipertensão arterial, obesos e que sofrem de estressem e depressão, assim como quem tem arritmia cardíaca, completam o grupo de risco da doença.
Não são todas as pessoas que sofrem um infarto que chegam ao óbito. Para aumentar as chances de sobrevivência, é indispensável o atendimento médico com rapidez.
Sintomas do infarto
Quando a obstrução afeta um pequeno ramo da coronária, atingindo uma área pequena e periférica do músculo cardíaco, o infarto pode ser assintomático (ou silencioso). O mais comum, porém, é que a pessoa tenha uma combinação de sintomas, que surgem de repente. O primeiro costuma ser a dor ou aperto no peito, que se irradia para o queixo ou ombro e braço esquerdos. Mas mulheres e idosos podem não ter essa manifestação típica, ou confundi-lo com dor de estômago, azia ou dor nas costas.
Fique atento se tiver:
- Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);
- Náuseas e/ou vômito;
- Sudorese, suor frio;
- Falta de ar (mais frequente em idosos);
- Cansaço extremo ou fraqueza;
- Tontura;
- Desmaio;
- Ansiedade.
Fatores de Risco
Cada vez mais pessoas jovens sofrem infarto e isso tem relação exclusivamente com os fatores de risco. Muitas pessoas ignoram os cuidados que devem ser tidos com o coração;
Confira abaixo quais os principais fatores que levam a pessoa ao infarto:
- Tabagismo
- Hipertensão
- Colesterol alto
- Diabetes
- Histórico familiar de infarto
- Obesidade
- Estresse
- Uso de entorpecentes
Os primeiros socorros são fundamentais para a vida de quem é vítima de um infarto! Neste momento, é importante manter a calma e seguir as orientações do Corpo de Bombeiros para a massagem cardíaca.
Atenção, mulheres e idosos
Entre as mulheres, por diferenças anatômicas, é frequente que as dores sejam descritas como queimação e pontadas no peito. Muitas vezes são subvalorizadas entre as que estão antes da menopausa, por isso é importante conhecer os fatores de risco.
Em idosos ou indivíduos com diabetes, que podem ter a sensibilidade à dor alterada por causa do envelhecimento ou de neuropatias, a falta de ar pode ser a manifestação mais aparente. Essas diferenças nos sintomas podem fazer com que a vítima ou seus familiares demorem para buscar um serviço de emergência.
Diagnóstico
Para diagnosticar o infarto, o serviço de saúde usa os sintomas apresentados pelo paciente, além dos fatores de risco de cada caso, e avalia os resultados de exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e angiografia coronariana.
Tratamento
O tratamento vai depender da gravidade do infarto. Após o ocorrido, os médicos vão agir para diminuir a lesão e evitar que o doente apresente complicações. Em geral, o atendimento é feito no pronto-socorro e as primeiras ações da equipe médica são:
Conectar um monitor cardíaco ao paciente, para verificar a frequência dos batimentos cardíacos
Oferecer oxigênio ao paciente, para que o coração não faça muito esforço após o infarto.
Para diminuir as dores no peito, a pessoa receberá medicamentos que ajudam na redução deste sintoma.
Dependendo da gravidade do infarto, o paciente passa pela angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio, que tem como objetivo direcionar as artérias a restaurar o fluxo do coração.
Depois deste atendimento, deverá fazer uso de medicamentos que evitam um novo infarto. A medicação é indicada de acordo com cada caso e receitada pelo médico.
Prevenção
A prevenção do infarto está na atenção com hábitos saudáveis, além de fazer acompanhamento médico e exames preventivos de rotina.
Dentre as dicas para o dia a dia, a alimentação saudável e atividade física devem estar presentes sempre.
Vale ressaltar a importância do check-up anual. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa. O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Com um plano de saúde você poderá realizar tudo com mais facilidade.
Espero que tenha gostado do conteúdo acima e aguardamos sua visita em outros assuntos em nosso Blog.
Caso ainda não tenha um plano de saúde nossa equipe de Consultores pode levar até você todas as opções do momento.
PRINCIPAIS COBERTURAS
Urgências e Emergências decorrentes de acidentes pessoais com risco de perca de órgãos, tecidos ou funções, Consultas médicas eletivas em todas as especialidades exigidas por lei, Exames Laboratoriais simples (exceto Imunológicos, Hormonais e PAC), Raios-X simples (Radiografia não contrastada) e Eletrocardiograma (ECG).
Ultrassonografias, Mamografias Convencional, Exames especializados em Dermatologia, Urologia, Raios-X Contrastado, Exames Cardiológicos (Teste Ergométrico, Holter, Ecocardiograma Convencional) Exames Oftalmológicos simples (Mapeamento de Retina, Curva Tensional, Tonometria, Campimetria).
Exames Neurológicos, Otorrinolaringológicos simples de Audiometria, Impedanciometria, Pesquisa de Potencial Evocado (BERA) exceto os considerados de Alta Complexidade (PAC), Densitometria Óssea, Internações Clínicas e Cirúrgicas, UTI’s, Cirurgias Ambulatoriais, Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Endoscopia, Colonoscopia, Medicina Nuclear, Angiografia (cerebral central e/ou periférica), procedimentos que necessitem de Hemodinâmica como Cateterismo Cardiológico, Radioterapia, Quimioterapia.
Consultas/Sessões e Terapias simples, Especiais, Isoladas e Multidisciplinares, inclusive com métodos específicos – ABA, BOBATH e outras – (como Psicoterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Terapia Ocupacional).
Parto a Termo (Para Planos com Obstetrícia), CPT (Cobertura Parcial Temporária). Acesso a Procedimentos de Alta Complexidade (Cirurgias e Exames Complexos) relacionados às Doenças ou Lesões Pré-existentes. Diárias e Taxas Hospitalares; Medicamentos e Materiais Cirúrgicos; Honorários Médicos; Parto; Assistência ao Recém-nascido; Transplantes de Órgãos; (Rins, Córneas e Pulmão); Doenças Infectocontagiosas, inclusive AIDS; Doenças Pré-Existentes e Crônicas; Fonoaudiologia; Psicologia; Nutricionista; Ligação de trompas; Vasectomia; etc.
Odontologia (para planos pessoa física completos e planos empresariais com contratação opcional) para Urgências, Diagnósticos, Radiologia, Prevenção, Dentística, Remoção de Tártaro, Aplicação de Flúor, Selante, Restaurações, Extrações, Canal, Curetagem, Radiografias Panorâmicas.
Observação: Todos os procedimentos citados acima conforme as normas da ANS.
REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO HAPVIDA
AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas
Como aderir um Plano de Saúde?
Para contratar um de nossos Planos é bem simples…
Entre em contato por meio do telefone (85) 9 98062803 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br
Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto Sintomas do Infarto
Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto Sintomas do infarto